Centrais do RS fazem ato em solidariedade às vítimas de Sta Maria

Na manhã de terça-feira (29), representantes da CGTB, CTB, Força Sindical, Nova Central e UGT realizaram um ato de solidariedade aos 231 jovens mortos em um incêndio na cidade de Santa Maria, no interior do Estado. A homenagem substituiu a atividade intitulada “Mundo do Trabalho”, que seria dividida em dois painéis. O primeiro sobre cidade sustentável e o segundo com ênfase na democracia participativa, ambos tendo como base o trabalho decente.


Centrais homenageiam vítimas de Santa Maria / foto: divulgação

Apesar da importância do debate, dirigentes das centrais optaram por cancelar a atividade e criar um Manifesto Unitário expondo a tristeza e a consternação com que o mundo sindicalista se encontra neste momento devido à tragédia santa-mariense.

“Em primeiro lugar, esse documento reafirma o compromisso dos trabalhadores no reforço do que diz respeito à valorização do trabalho decente e, em particular, a solidariedade da classe trabalhadora num momento como esse que exige um ato de solidariedade. Por isso, nós transformamos o que seria um debate sobre o mundo do trabalho em, que participou da mesa juntamente com a secretária de Formação, Eremi Melo.

“As centrais sindicais continuam unidas em defesa de um novo projeto de desenvolvimento para o nosso país que tenha sempre como centralidade a questão da valorização do trabalho, que está diretamente ligada aos problemas que aconteceram em Santa Maria e a exigência, também por parte dos trabalhadores, de uma apuração profunda dos fatos. É importante que os culpados sejam punidos. O ideal é que a partir daí tragédias como essa não aconteçam mais. A centrais sindicais também reafirmam nesse documento a nossa unidade e luta que deverá se manifestar através de uma grande marcha Brasília, no dia 6 de março, em que será entregue o documento a Presidência da República reafirmando as reivindicações da classe trabalhadora aprovadas na CONCLAT de 2010.”, finalizou Vidor.

O documento na íntegra segue abaixo:

A secretária de Formação, Eremi Melo, fez a leitura do documento formulado pelas centrais sindicais, que foi aprovado por unanimidade por todos os presentes.Aline VargasA secretária de Formação, Eremi Melo, fez a leitura do documento formulado pelas centrais sindicais, que foi aprovado por unanimidade por todos os presentes.

Leia a íntegra o manifesto unitário das centrais sindicais:

Entidades signatárias do "mundo do trabalho" no FSM (Temático) POA

É com tristeza e consternação que as Centrais Sindicais, abaixo firmadas, irmanam-se aos milhões de brasileiros e de brasileiras para chorar e lamentar a trágica perda de mais de 230 jovens ocorrida em 27/jan na cidade de Santa Maria.

Aos familiares e amigos, manifestamos o mais profundo sentimento de dor, pesar e solidariedade dos trabalhadores e trabalhadoras do Rio Grande do Sul e do Brasil.

Respeitamos a opinião dos que consideram adequado ficarmos fechados de luto e em silêncio nesta ocasião tão dolorosa. Mas, coletivamente decidimos não calar diante de tamanha calamidade como se fosse meramente um fato extraordinário e pontual.

Nós, entidades sindicais, em nome da classe trabalhadora que representamos e, principalmente, em nome daqueles que neste momento sequer possuem forças para expressar qualquer indignação, vêm a público exigir a rigorosa e transparente apuração dos fatos e a devida responsabilização criminal de todos os entes (civis ou públicos) que negligenciaram e concorreram para esta tragédia.

O Mundo do Trabalho suspendeu todas as atividades lúdicas e festivas em respeito às vítimas, em solidariedade às famílias e em cumprimento ao Luto decretado pela Presidenta Dilma Roussef e pelo Governador Tarso Genro. Recomendamos ao Comitê Organizador Local do Fórum Social Mundial (Temático) Porto Alegre o imediato cancelamento das atividades musicais e culturais. Entendemos que o momento exige de nossa parte muita reflexão. Por esta razão, decidimos manter os debates temáticos sobre “UM NOVO MUNDO É POSSÍVEL”, que também era o sonho dos 232 jovens de Santa Maria.

As Centrais Sindicais reafirmam a unidade em defesa do desenvolvimento nacional, da distribuição de renda por intermédio da valorização do trabalho e das demais reivindicações baseadas na agenda aprovada na Conferência Nacional da Classe Trabalhadora (CONCLAT), cujas propostas constam do documento que será entregue ao Governo Federal durante Ato Público convocado para dia 06 de março de 2013 em Brasília.

Estamos de luto!

CENTRAL GERAL DOS TRABALHADORES DO BRASIL – CGTB

CENTRAL DOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS DO BRASIL – CTB

FORÇA SINDICAL – FS

NOVA CENTRAL SINDICAL DOS TRABALHADORES – NCST

UNIÃO GERAL DOS TRABALHADORES – UGT

Fonte: CTB