Operação Planeta desmonta quadrilha acusada de tráfico de pessoas

Um casal foi preso em Salvador, nesta quarta-feira (30/1), acusado de participação em um esquema internacional de tráfico de pessoas para a prostituição. A prisão faz parte da Operação Planeta, deflagrada pela Polícia Federal (PF) em parceria com a Polícia da Espanha, que trabalha para desmontar a quadrilha.

A PF informou que, de acordo com as investigações, mulheres eram aliciadas na capital baiana e levadas para a Espanha com passagem aérea paga e promessa de bom emprego. Ao chegarem no país, no entanto, as brasileiras eram submetidas a condições subumanas de trabalho e moradia.

Além das prisões, a Operação Planeta cumpre ainda mandados de condução coercitiva e de busca e apreensão pelo país. Em solo espanhol, duas casas de prostituição foram fechadas, os responsáveis detidos e os documentos apreendidos.

A escravização das brasileiras se assemelha à realidade tratada na novela Salve Jorge, da Rede Globo, que denuncia a ocorrência dos casos. Os investigados serão indiciados por formação de quadrilha e prática de tráfico internacional para fins de exploração sexual.

De Salvador,
Erikson Walla