Bachelet é favorita na corrida presidencial chilena, diz pesquisa

A ex-presidenta chilena Michelle Bachelet lidera com 42% uma pesquisa de opinião sobre a corrida presidencial chilena, com quatro pontos percentuais a mais que no levantamento anterior.

A mais recente enquete, realizada pelo Cerc (Centro de Realidade Contemporânea), foi divulgada nesta quarta-feira (30) ligado a setores da oposição chilena, perguntou “quem você gostaria que fosse o próximo presidente?”.

Em segundo lugar, aparece Laurence Golborne, candidato da UDI (União Democrática Independente), de extrema-direita, com 15%, que também subiu quatro pontos percentuais.

Na terceira posição está o candidato do partido Renovação Nacional, Andrés Allamand, com 5%, seguido pelo independente Marco Enríquez-Ominami, com 4%.

A avaliação do governo do atual presidente Sebastián Piñera manteve o índice de 31%, enquanto a reprovação subiu quatro pontos percentuais, atingindo 58%.

A sondagem foi realizada em dezembro 2012, tem uma representatividade de 99% da população chilena e uma margem de erro de 3%.

Em junho, haverá primárias para escolher os candidatos das coligações ao Palácio de La Moneda. Por enquanto, os partidos já começam a definir os pré-candidatos que irão concorrer pelos partidos às nominações das principais alianças políticas.

Bachelet, do Partido Socialista, ocupa atualmente a direção-executiva da ONU Mulher. Ela deverá enfrentar, na primária da aliança de centro-esquerda Concertação, o democrata-cristão Cláudio Orrego Larraín. A constituição chilena não permite uma nova reeleição imediata após o mandato presidencial.

O primeiro turno da eleição presidencial chilena está marcado para o dia 17 de novembro. Se necessário, o segunto turno será disputado em 15 de dezembro. Além do presidente, o país também vai eleger deputados, senadores e, pela primeira vez, os conselheiros regionais, antes escolhidos de maneira indireta.

Fonte: Opera Mundi