Senado iniciou sessão para eleger novo Presidente

Foi iniciada às 10h20 desta sexta-feira (1º) a reunião destinada à eleição do novo presidente do Senado para o biênio 2013-2014. Foram apresentadas as candidaturas dos senadores Renan Calheiros (PMDB-AL) e Pedro Taques (PDT-MT). A Mesa já recebeu as inscrições dos que vão fazer as defesas das candidaturas. Cada senador poderá se manifestar por até cinco minutos, com exceção dos candidatos, que falarão por 20 minutos.

Senado iniciou sessão para eleger novo Presidente - Agência Senado

A eleição está sendo comandada, no Plenário, pelo atual presidente, José Sarney (PMDB-AP). O nome do novo presidente será decidido por maioria simples de votos, com a presença da maioria absoluta dos senadores – 41 dos 81 parlamentares.

Após reunião no fim da tarde desta quinta-feira (31), com a presença de Sarney, o PMDB anunciou que Renan Calheiros será o candidato da legenda para concorrer à Presidência. Ele já foi presidente do Senado, entre 2005 e 2007.

Além de concorrer pelo partido mais numeroso do Senado (20 cadeiras), Renan Calheiros conta com o apoio do Palácio do Planalto, de acordo com o noticiário dos últimos dias. O PT, partido da presidenta Dilma Rousseff, é a segunda agremiação com mais vagas (12), que indiciou o nome para o cargo de primeiro vice-presidente, que será o senador Jorge Viana (AC).

O candidato do PMDB terá como adversário o senador Pedro Taques, que está em seu primeiro mandato. Taques, cujo partido tem cinco cadeiras na Casa, conta com o apoio do senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), o único representante da agremiação no Senado, que retirou sua candidatura em apoio ao colega. O parlamentar recebeu também o apoio do PSDB (11 cadeiras) e conversa com senadores de outros partidos, caso do DEM (4 cadeiras) e do PSB (4 cadeiras).

Da Redação em Brasília
Com Agência Senado