Bolívia espera proposta oficial do Chile sobre saída para o mar

O presidente boliviano, Evo Morales, disse nesta segunda-feira (4), que seu governo espera uma proposta oficial do Chile, que explique o enclave com autonomia “mas sem dar soberania” como mencionou no último fim de semana o mandatário chileno Sebastián Piñera.

Bolívia

Durante uma coletiva de imprensa, Morales expressou que “estamos esperando uma proposta oficial do governo do Chile sobre em que consiste aperfeiçoar [os tratados], em que consiste o enclave, por que, até agora não, há uma proposta oficial?”. 

Lembrou-se de que com Chile existe um debate pendente sobre o tema da saída para o mar com soberania. Disse que as organizações sociais lutam internamente para que a Bolívia volte ao pacífico, mas com soberania.

“O mais importante para os bolivianos é que finalmente o Chile sabe que é um assunto pendente, é o próximo passo para continuar avançando de maneira conjunta, de como resolver o assunto baseado em suas declarações [de Piñera] em organismos internacionais”, disse Morales.

Insistiu que os bolivianos devem coincidir na posição de que é um direito retomar o Pacífico com soberania “não é uma reivindicação, é um direito (…) depois de declarações esperamos uma proposta oficial”.

No último sábado (2), Sebastián Piñera propôs para a Bolívia um enclave com autonomia, mas sem soberania, na cidade de Arica, que faz fronteira com o peru, para resolver a demanda marítima.

A Bolívia perdeu 120 quilômetros quadrados de território na chamada Guerra do Pacífico, iniciada em 1879, onde o Chile apoderou-se também de 400 quilômetros da costa para o pacífico.

Com TeleSur