Chile: atividade econômica anual cresce; desigualdade persiste

A atividade econômica no Chile cresceu 5,5% em 2012, impulsionada pela demanda no país, mas ainda mantém um dos níveis mais altos de desigualdade na distribuição de renda.

Chile

Segundo estatísticas divulgadas nesta terça-feira (5) pelo Banco Central, esse indicador acumulou 5,5 de crescimento, depois que a atividade econômica expandiu-se 4,7% em dezembro, cifra superior à estimativa dos especialistas para o período, que oscilava entre 3,5 e 4,1%.

O Chile, não obstante, de acordo com estudos da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe, encontra-se entre os países com maiores níveis de desigualdade na região, país onde 40% da renda está concentrada nas mãos dos mais ricos e entre 11 e 15%, nas mãos dos mais pobres.

Os números divulgados nesta terça-feira pelo Banco Central correspondem ao Índice Mensal de Atividade Econômica, que abarca ao redor de 90% dos bens e serviços do Produto Interno Bruto (PIB).

No crescimento de dezembro incidiram fundamentalmente as altas nos setores de comércio e serviços.As estatísticas totais do PIB serão difundidas no próximo mês.

Fonte: Prensa Latina