China realizará reforma do sistema de distribuição de renda

O governo chinês revelou nesta terça-feira (05) as diretrizes de reforma da distribuição de renda, num contexto de crescente preocupação com relação a intensificação da desigualdade. As premissas encorajam mais trabalhos para melhorar o sistema inicial de distribuição e maiores esforços para construir um mecanismo de ajuste da redistribuição.

O Conselho de Estado chinês declarou a sua aprovação e a transferência das diretrizes para a reforma, que preveem uma ordem de distribuição de renda mais transparente, justa e razoável, segundo a declaração.

As diretrizes preveem também a necessidade de construir e melhorar um mecanismo sustentável para promover os rendimentos dos camponeses.

A declaração também convocou os governos locais e vários departamentos a mapearem esquemas de apoio e regras detalhadas para implementação. Uma fora-tarefa foi estabelecida em outubro de 2010 para estudar reformas de distribuição de renda, envolvendo especialistas da Comissão de Reforma e Desenvolvimento Nacional, o Ministério de Finanças e o Ministério de Recursos Humanos e Segurança Social.

A China pretende trabalhar para aumentar a renda nacional, aprofundar reformas no sistema de distribuição de renda e possibilitar que o povo compartilhe dos sucessos do desenvolvimento do país, de acordo com o relatório publicado no 18º Congresso Nacional do Partido Comunista da China.

O país planeja dobrar o produto interno bruto de 2010 e a renda per capita tanto para residentes urbanos quanto para residentes rurais em 2020, segundo o relatório.

Fonte: China Daily
Tradução da Redação do Vermelho