Comitê promove debate sobre caso dos Cinco Cubanos 

O Comitê Nacional pela Liberdade de Cinco Cubanos presos nos Estados Unidos convocou nesta terça-feira (5) um painel de discussão com proeminentes intelectuais para expor a realidade dos antiterroristas. 

Cinco cubanos

Essa organização, com sede em São Francisco, realizará o evento no próximo dia 20 na Universidade de Maryland com o objetivo de ampliar o conhecimento do caso de Gerardo Hernández, Ramón Labañino, Antonio Guerrero, Fernando González e René González.

Os primeiros quatro lutadores enfrentam severas sanções por seguirem grupos violentos radicados em Miami, onde planejavam ações como as que nos últimos 53 anos deixaram mais de 3.400 vítimas em Cuba.

Já René González, que saiu da prisão em outubro de 2011 após cumprir condenação de 13 anos, enfrenta uma pena adicional de três anos em liberdade supervisionada em São Francisco.

Entre os integrantes do painel está Bill Norris, advogado de Ramón Labañino; Kurt Schmoke, ex-decano da faculdade de Direito da Universidade de Howard; Brian Becker, coordenador da coalizão pacifista Answer, e José Pertierra, advogado para Venezuela na petição de extradição do terrorista Luis Posada Carriles.

A atividade propõe exercer mais pressão sobre o governo estadunidense para que liberte e permita o regresso a Cuba dos Cinco. O Comitê também divulgou uma mensagem de Ramón Labañino, que relatou o maltrato que recebeu ao ser transferido recentemente, por seu bom comportamento, a uma prisão de baixa segurança em Miami.

"Novamente, a solidariedade e apoio de todos vocês (…) bem como o atuar diligente e rápido da direção de nosso país, de nossos advogados, foi essencial neste novo processo, em que se corrigisse o erro de nos enviar a Miami, e que nossa estadia em condições tão restritivas e delicadas fosse a menor possível", enfatizou.

Os Cinco foram julgados em Miami no meio de um clima midiático hostil encaminhado a manipular a opinião pública, persuadir ao júri e assegurar que fossem condenados.

Fonte: Prensa Latina