Guaramiranga: Tributo a Dave Brubeck no Festival Jazz & Blues

Um show especial, com grandes músicos cearenses, para homenagear o pianista norte-americano Dave Brubeck, um dos maiores nomes do jazz, levando ao palco músicas de seu mais importante disco: o revolucionário "Time Out", de 1959. Márcio Resende e banda preparam uma surpresa para o público do Festival Jazz & Blues em Guaramiranga.

Nesta segunda-feira de carnaval, 11/2, às 18h, no palco principal do evento, o público será brindado com a oportunidade de mergulhar, ao vivo, na intensidade de "Time Out", que expandiu os limites do jazz para compassos fora do usual, em um trabalho de grande elaboração harmônica, melódica e, principalmente, rítmica.

No show "Time Out – Tributo a Dave Brubeck", o pianista e compositor norte-americano, falecido em 5 de dezembro de 2012, será homenageado pelos experientes e virtuosos Márcio Resende (saxofone), Tito Freitas (piano) e David Krebs (bateria), além dos jovens – e extremamente talentosos – Hermano Faltz (guitarra) e Pedro Façanha (contrabaixo). Todos arregimentados por Resende, formando a banda The Bridge, que vem atuando na cena musical de Fortaleza e aceitou o desafio de levar ao palco toda a complexidade e a emoção de "Time Out".

O show percorrerá temas do clássico disco lançado pelo quarteto de Dave Brubeck em 1959, que se tornou um álbum referencial para a história do jazz, tanto por seu caráter progressivo e de vanguarda – explorando tempos quebrados, compassos compostos, uma variedade de ritmos desafiadores, levando ao extremo a habilidade dos músicos – quanto pela sua ampla aceitação pela crítica e pelo público, que consagrou a faixa "Take five", do saxofonista Paul Desmond, como um enorme êxito comercial. Um "hit" radiofônico nascido do jazz.

Aclamado saxofonista e flautista, Márcio Resende, de formação jazzística no New England Conservatory e no Berklee College of Music, nos EUA, convida o público para vivenciar a energia, a inteligência e a sensibilidade da música de Brubeck.

"A ideia desse show surgiu antes do falecimento de Dave Brubeck, justificada realmente pela musicalidade dele, que é muito especial, e pelo desafio de reproduzir no palco a música do 'Time Out'. Será um show muito especial para nós e, espero, também para o público", afirma o saxofonista, que participou da primeira edição do Festival Jazz & Blues, em março de 2000, e regressa ao evento em ocasião especial. Será a primeira vez que o festival, que em 2013 chega à sua décima quarta edição, promove um show dedicado especialmente a celebrar um dos grandes discos da história do jazz.

O público poderá conferir toda a beleza e a emblemática combinação de melodia e ritmo, simplicidade e complexidade de temas como "Blue rondo a la turk", "Kathy´s waltz" e "Strange meadow lark", além do clássico "Take five". Uma oportunidade ímpar de apreciar ao vivo a genialidade que Brubeck e quarteto concretizaram no álbum "Time Out", através de alguns dos melhores instrumentistas atuantes no Ceará.

Assim, em consonância com a história e o conceito do festival, realiza-se o diálogo entre matrizes culturais, brindando o público com releituras com sotaque próprio, capazes de revelar matizes diferentes em temas jazzísticos universalmente reconhecidos. E reinventados, no palco, pela musicalidade de Márcio Resende e banda.

Serviço

Show "Time Out – Tributo a Dave Brubeck", com Márcio Resende e banda The Bridge

Segunda-feira de carnaval, dia 11/2, 18h, no palco principal do Festival Jazz & Blues em Guaramiranga. Com Márcio Resende (saxofone), Tito Freitas (teclado), Pedro Façanha (baixo), Hermano Faltz (guitarra) e David Krebs (bateria). Produção: Lu Resende. Fotos: Thiago Gaspar. Entrada franca.

Fonte: Assessoria do Festival Jazz & Blues