Malvinas: intelectuais pedem para Reino Unido retomar diálogo

Escritores, jornalistas, acadêmicos e políticos de 18 países europeus fizeram um apelo para que o Reino Unido retome o diálogo com a Argentina sobre a soberania das Ilhas Malvinas.

"Desejamos fazer um chamado ao governo do Reino Unido para retomar o diálogo com a Argentina. Estes dois países democráticos têm uma longa tradição de amizade e cooperação mútua, e neste ano coincidem como membros do Conselho de Segurança das Nações Unidas", disse o grupo de intelectuais.

"Acreditamos que só por meio do diálogo [Argentina e Reino Unido] poderão demonstrar ao mundo suas vocações de paz e de respeito ao direito internacional", acrescentaram.

Os intelectuais assinaram uma declaração após uma reunião, em Londres, entre o ministro argentino das Relações Exteriores, Héctor Timerman, e representantes da Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Dinamarca, Espanha, França, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Países Baixos, Polônia, Portugal, República Tcheca, Reino Unido, Romênia e Suécia.

Timerman, por sua vez, disse que a negativa do Reino Unido em aceitar negociar as Ilhas Malvinas "põe à prova a justiça de todo o sistema internacional".

A visita do chanceler a Londres termina amanhã e estima-se que ele se reunirá com seu homólogo britânico, William Hague.

Fonte: Ansalatina