Inácio Arruda saúda Associação dos Funcionários do BNB

Em discurso no Senado, Inácio Arruda (PCdoB-CE) registrou os 27 anos de existência da Associação dos Funcionários do Banco do Nordeste do Brasil: “Esta instituição – BNB – foi uma conquista do povo brasileiro. Um instrumento capaz de ajudar com meios adequados, de financiar a existência desse povo que teima em não largar o Semiárido”.

A entidade dos trabalhadores da instituição “tem contribuído com zelo, com cuidado, para que o banco se mantenha firme, forte e capaz de dar respostas e ajudar o povo do Nordeste brasileiro a deixar de ser vítima da situação permanente que é a estiagem. A estiagem não deixará de acontecer”, afirmou.

O parlamentar destacou a necessidade de encontrar meios de contribuir com a região. “Busquei aqui oferecer a minha contribuição, e aprovamos, no ano passado, uma capitalização de R$4 bilhões para o Banco do Nordeste. É hora, agora, de o governo, o Ministério da Fazenda, a presidenta Dilma examinarem esta capitalização, permitindo que o banco – que já foi autorizado – seja também capaz de usar esses recursos”.

Inácio citou o diretor de Comunicação e Cultura da Associação, Dorisval de Lima, para quem “há momentos emblemáticos na história da entidade, como a inserção no Processo Constituinte de 88, que culminou com a volta dos recursos estáveis para o Banco do Nordeste, com a instituição do Fundo Constitucional do Nordeste, com a participação dos debates pela recriação da Sudene, entre tantas outras bandeiras de luta que esta instituição tem assumido em defesa do Nordeste e, especialmente, do banco”.

O senador cearense parabenizou os “trabalhadores do BNB, por contarem com esse importante instrumento de luta, democrático, que é a AFBNB”.

Tragédia em Santa Maria

Inácio Arruda expressou na tribuna, em nome dos comunistas, “pesar pela tragédia que acometeu centenas de jovens lá em Santa Maria, vitimando jovens gaúchos e brasileiros de todo o País que ali estudam. A dor daquele povo é uma dor que todos nós sentimos, pela tragédia e, sobretudo, pela dificuldade de as pessoas compreenderem a necessidade de garantir a segurança daqueles que se deslocam para suas casas de lazer”.

O parlamentar considerou que os atingidos e seus familiares “foram vítimas também da irresponsabilidade, da ganância, da avidez em alcançar lucros fáceis. Nós queremos enviar essa mensagem, esse calor humano, para as famílias que lutam bravamente para garantir que, de agora em diante, não sejamos pegos novamente por uma tragédia dessa monta por falta de segurança nas casas de shows pelo Brasil afora”.

Fonte: Assessoria do senador Inácio Arruda (PCdoB-CE)