Empreendimento no Recife ameaça patrimônio cultural histórico

Parte do patrimônio histórico e cultural brasileiro está ameaçado por obras do Projeto Novo Recife. Um empreendimento, que prevê a construção de 13 torres, sendo 8 residenciais, dois empresarias, dois flats e um edifício garagem, no Cais José Estelita, no Recife (PE), foi denunciado pelo Ministério Público Federal (MPF). 

No início do mês, o MPF entrou com uma ação civil pública, com pedido de liminar, para que a Justiça Federal embargue as obras. De acordo com o órgão, o empreendimento ocasionaria dano ao Pátio Ferroviário das Cinco Pontas, que abriga importante acervo da memória ferroviária brasileira.

A ação ainda aponta para prédios históricos dos bairros de Santo Antônio e São José, que possuem 16 bens tombados pelo Instituto Nacional do Patrimônio Histórico e Artístico (Iphan). Entre as irregularidades apontadas no projeto está a não apresentação dos estudos de impacto ambiental e de vizinhança.

A ação tem como alvo o Instituto Nacional do Patrimônio Histórico e Artístico (Iphan), Prefeitura da Cidade do Recife e a Novo Recife Empreendimentos. O MPF pede que a Justiça declare nula a decisão de aprovação do Projeto, emitida pelo Conselho de Desenvolvimento Urbano do Município do Recife no final de 2012.

Fonte: Radioagência NP