Habitafor debate criação do Comitê Intersetorial Habitacional

A presidenta da Fundação de Desenvolvimento Habitacional de Fortaleza (Habitafor), Eliana Gomes (PCdoB), reuniu-se na última semana com o gestores e técnicos de Secretarias e Coordenadorias Municipais. O objetivo do encontro foi debater as demandas intersetoriais dos equipamentos instalados dentro dos empreendimentos desenvolvidos pela Fundação, que após a entrega dos conjuntos passam a ser geridos pelos órgãos temáticos.

O encontro contou com a presença do coordenador de juventude da Prefeitura de Fortaleza, Élcio Batista; do secretário de Desenvolvimento Econômico, Robson de Castro; do Diretor da Guarda Municipal de Fortaleza, Major Plauto Roberto Lima; além de representantes da Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Combate à Fome de Fortaleza (SETRA), da Secretaria Executiva Regional I e do Instituto CUCA.

Na pauta, destaque para a proposta de criação de um Comitê Habitacional de Fortaleza, formado por secretarias, coordenadorias e pelo Gabinete do Prefeito, coordenado pela Habitafor, com o objetivo de realizar o acompanhamento das demandas dos conjuntos habitacionais e equipamentos construídos pela Fundação. A intenção é que as demandas de ação social, esporte, juventude, desenvolvimento econômico, estrutura e segurança sejam alvo de esforço conjunto dos órgãos, assim como seja cumprida a demanda específica de cada pasta temática ao receber a tutela das estruturas após entrega dos empreendimentos pela Habitafor.

O Comitê teria uma periodicidade de encontros bimensais, a priori. Para o primeiro encontro do grupo, ficou lançada a proposta de apresentação de um levantamento da situação atual dos empreendimentos entregues e em construção, gestados no âmbito da política habitacional de Fortaleza.

Eliana Gomes ressaltou que a proposta pode lançar um novo paradigma na organização das demandas habitacionais do município, que não se esgota com a entrega da casa e dos centros de socioculturais dos conjuntos, por exemplo. “Confirmando essa certeza de reunir esforços e dar condições para as pessoas de evoluírem, teremos uma cidade bem melhor. Queremos o pleno funcionamento da vida em comunidade, sem violência e com projeto de futuro. Isso só vai se confirmar se conseguirmos dar uma gestão sensível e eficiente ao que estamos criando para essas comunidades”, destacou a presidente.

Elcio Batista, por sua vez, destacou que o Comitê representa a possibilidade de se prospectar planejadamente uma mudança nas relações entre gestão municipal e comunidades beneficiadas com as ações do direito à moradia. “Eu me preocupo especialmente em dar nessa gestão da política de juventude uma atenção especialmente dirigida aos mais vulneráveis”, ressaltou o coordenador.

Açude João Lopes

O grupo debateu ainda as ações a serem desenvolvidas dentro do projeto de urbanização do Açude João Lopes (intervenção urbana que tem investimentos do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC e de recursos do município, totalizando em 6,7 milhões, localizada no Bairro Ellery), que será o primeiro empreendimento entregue pela nova gestão da Habitafor, com inauguração prevista para março. As demandas colocadas são de gestão de um Centro Social, um Centro de Juventude, um Pólo Poli-Esportivo, de uma Lavanderia Comunitária e de todo o calçadão no entorno do açude. Tais tarefas estariam diretamente direcionadas às secretarias presentes, com atenção para a gestão dos custos de manutenção que estariam a cargo da Secretaria Executiva Regional I.

Para planejar as ações no local, o grupo irá realizar uma visita ao projeto, agendada para o dia 14 de março, às 9 horas da manhã. Na oportunidade, os gestores conversarão com o Conselho Local que acompanha, enquanto representantes da comunidade, o andamento das obras e instrumentalizarão propostas para os equipamentos.

Fonte: Assessoria da Habitafor