Paulo Moreira Leite conta "A Outra História do Mensalão"
Será lançado na segunda-feira (18) o livro "A Outra História do Mensalão – As contradições de um julgamento político", do jornalista Paulo Moreira Leite. Mas, antes mesmo de ir para as prateleiras das livrarias, o título já vendeu 8 mil exemplares. Segundo a Geração Editorial, até o meio-dia da quarta-feira (13) de Cinzas, 30% dos 10 mil extras já haviam sido reservados para mais uma parte dos parceiros comerciais da editora.
Publicado 14/02/2013 16:19
No livro do jornalista Paulo Moreira Leite, que integra a coleção História Agora, da Geração Editorial, são apresentadas as contradições no julgamento da Ação Penal 470, também conhecida como processo do mensalão. A partir dessas contradições, o escritor demonstra o quanto o julgamento foi político e injusto, com condenações sem provas e sem levar em conta um dos princípios básicos do Direito: a presunção da inocência.
Mídia
A mídia exerceu papel fundamental para o julgamento e a condenação dos réus na Ação Penal 470. O que Moreira Leite chama de “opinião publicada” – em contraponto ao conceito de opinião pública – foi decisivo no resultado do processo. Nem bem haviam sido julgados, ja estavam condenados pela grande mídia hegemônica.
A publicação é resultado da compilação de artigos do jornalista no blog que mantinha no site da revista Época, da Editora Globo, durante os quatro meses de julgamento. O prefácio do livro é do jornalista Janio de Freitas, colunista do jornal Folha de S. Paulo.
Capa do livro de Paulo Moreira Leite / imagem: divulgação
Da redação