Rafael Correa: Revolução Cidadã equatoriana é projeto político 

O presidente do Equador Rafael Correa afirmou, nesta quinta-feira (14), que a Revolução Cidadã é um projeto político, impulsionado por milhares de equatorianos e não pelo trabalho de um só homem. Correa é candidato à reeleição pelo Movimento Aliança Pais, e deu entrevista ao canal de televisão GamaTV. 

Rafael Correa em campanha eleitoral, 2013 - Prensa Latina

“Isso não é de uma pessoa, de um homem, não é do Rafael Correa”, disse o presidente, que pediu que o voto pela lista 35 (da sua aliança) seja assegurado para que consiga maioria na Assembleia Nacional.

“A Revolução Cidadã é um processo histórico que precisa ser radical, o que significa mudar as estruturas do país, antes tremendamente injustas e excludentes do povo, dos indígenas, dos afroequatorianos,” continuou, “é basicamente mudar as relações de poder.”

Sobre as mudanças de mais destaque desses seis anos de Revolução Cidadã, Correia ressaltou que a taxa de emprego pleno atual está em 50%, o que qualificou de histórico.

São mudanças estruturais, lembrou o presidente, que rompem com o neoliberalismo, que não dava garantias aos empregados, nem estabilidade trabalhista, nem segurança social, “como se não existisse o bem moral, que é o principal para uma sociedade,” ressaltou.

E com relação ao papel da mulher em seu governo, Correa disse que também é parte das conquistas, pois a Constituição de 2008 garante a inclusão delas em todos os âmbitos sociais. O presidente lembrou que em seu gabinete executivo, as mulheres ocupam vários cargos ministeriais.

Nesta quinta-feira (14), são concluídas as campanhas eleitorais equatorianas, e se inicia um moment6o de esperança pelo próximo domingo (17), em que serão realizadas as eleições gerais.

Fonte: Prensa Latina