Correa: a "partidocracia" é a especialista em fraude no Equador

 O presidente reeleito do Equador Rafael Correa aconselhou a oposição política, nesta terça-feira (26), a aceitar com dignidade a sua derrota eleitoral e chamou a seus próprios seguidores a prepararem-se agora para as eleições de 2014.

Rafael Correa - Miguel Ángel Romero/Presidencia de la República

“Está claro que temos 16 membros da Assembleia de 20 assentos em Guayas, é melhor que a partidocracia reconheça dignamente sua derrota no passado 17 de fevereiro,” manifestou Correa durante uma visita da Delegação Provincial Eleitoral dessa província.

Assinalou também estar disposto à abertura das urnas e recontagem dos votos, ante as dúvidas expressadas pelos Partidos Sociedade Patriótica e Social-Cristão, que reclamaram de supostas inconsistências numéricas nas atas das Juntas Eleitorais Intermédias (JEI).

“Toda [a província] de Guayas e Equador inteiro conhece quem são os especialistas em fraudes; abram as urnas que quiserem. Contamos os votos um a um e verão que saem mais votos para a Aliança Pais”, expressou o Chefe de Estado.

“Há uma partidocracia que é especialista em fraude, que crê que com a sua prepotência e sua grosseria vão mudar os resultados das urnas,” disse Correa.

O presidente destacou também a união dos militantes de sua Aliança e agradeceu o trabalho, em Guayas, de sua diretora provincial, María de los Ángeles Duarte, e do diretor a nível nacional, Galo Mora.

“Sempre tivemos um grande apoio em Guayas, mas havia muita divisão. Nestas eleições estivemos muito unidos. Aí estão os resultados. Muito obrigado, Guayaquil, muito obrigado Guayas,” disse Correa.

O Chefe de Estado se mostrou cauteloso sobre o início do trabalho eleitoral para conseguir o governo do município de Guayaquil (exercido pelo cargo de alcaide no Equador) nas próximas eleições setoriais (de alcaides e prefeitos, que são os governadores de um departamento regional), em 2014.

“Como sempre reforçamos aos nossos militantes que se deve trabalhar como no primeiro dia, como se não tivéssemos nem um só voto,” ressaltou. “Vamos nos preparar para as setoriais, mas insisto, aceitemos a vitória contundente com muita humildade, muita responsabilidade e total firmeza,” disse Correa.

O presidente assinalou também que, desde 2006, o governante do Movimento Pais está trabalhando para formar novos líderes que continuem com o projeto da Revolução Cidadã e com as mudanças, para seguir aprofundando e tornar irreversível a Pátria Nova.

Fonte: Prensa Latina
Tradução da Redação do Vermelho