Sem categoria

Lula Morais comenta relatório da Agência Nacional de Petróleo

O deputado Lula Morais (PCdoB) destacou, nesta sexta-feira (15), durante o tempo de liderança, o relatório da Agência Nacional de Petróleo (ANP), no qual revela a importância da construção das refinarias de petróleo Premium I e II, respectivamente, nos Estados do Maranhão e do Ceará, para a produção nacional de combustível.

Segundo ele, no relatório, a ANP defende a necessidade de aumentar a capacidade de refino do petróleo para abastecer a frota de veículos do País.

De acordo com o parlamentar, o Brasil depende das importações do petróleo refinado (gasolina e óleo diesel) “para fazer nossa frota funcionar de forma plena”, muito embora venham trazendo problemas no caixa da Petrobrás e gerando efeitos negativos sobre a balança comercial do País, diante do aumento crescente da demanda e déficit de produção de combustíveis e derivados.

“A saída é a finalização das refinarias que estão sendo construídas no Brasil. Tivemos duas décadas perdidas, há mais de 30 anos que não se construía uma refinaria aqui. (A refinaria) É uma necessidade para o país e a Petrobras continuarem crescendo e ajudando a nossa economia”, avaliou.

O parlamentar contestou, no entanto, a postura de especialistas ao apontarem as dificuldades financeiras pelas quais estaria passando a Petrobrás. “Eles não analisam que o sistema financeiro continua auferindo vultosos lucros mesmo na crise econômica. Uma empresa como a Petrobrás, que tem capacidade de auferir R$ 21 bilhões não pode ser tida como uma empresa à bancarrota como se tenta passar”, disse, criticando o fato de a mesma avaliação não ser feita para outros campos produtivos, “pois no mundo inteiro tiveram redução de seus lucros”.

Em aparte, o deputado Leonardo Pinheiro (PSD) reforçou a importância das refinarias para o desenvolvimento do país, clamando pela aceleração da conclusão dos empreendimentos no Ceará e Maranhão.

Fonte: Agência de Notícias da AL