Blogueira cubana Yoani Sánchez chega à Bahia sob protestos

Um grupo de cerca de 20 pessoas protestou durante o desembarque da blogueira cubana Yoani Sánchez no aeroporto internacional de Salvador, na manhã desta segunda-feira (18/2). Entre os manifestantes, estavam membros da Associação José Martí, do Cebrapaz (Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz) e da UJS (União da Juventude Socialista).


A blogueira desembarcou às 8h50 e, ao avistar o grupo, usou uma porta lateral do aeroporto, mas isso não impediu que a manifestação acontecesse. Com faixas que denunciavam a relação de Yoani com os Estados Unidos e que lembravam os heróis cubanos presos naquele país, os manifestantes chamaram a atenção da visitante e de passageiros.

“Foi um movimento vitorioso porque obrigamos ela a sair pela porta dos fundos. Denunciamos essa blogueira que está a serviço do imperialismo americano”, afirmou o presidente da José Martí e membro da Cebrapaz, Antônio Barreto. Ele questionou também o silêncio da cubana diante do tratamento dado pelos Estados Unidos à Ilha.

“Essa mulher nunca abriu a boca para falar sobre os cincos heróis cubanos, nunca condenou o bloqueio, principalmente econômico, dos Estados Unidos à Cuba. O que ela quer é acabar com o socialismo cubano”, condena.

Membro da UJS, Caio Botelho também esteve no protesto e explicou que a ação foi importante “para mostrar quem é Yoani e o que ela representa”. “Ela é uma pessoa financiada pelos Estados Unidos, pela CIA [Agência Central de Inteligência], e por isso critica o governo cubano”.

Esse já é o segundo movimento contra a vinda da cubana ao Brasil. Na chegada no aeroporto de Recife, de onde veio para Salvador, ela foi recebida com uma chuva de dólares falsos e com a leitura de uma carta aberta que a acusava de fazer uma campanha anti-Cuba e de usar o blog para noticiar inverdades.

De Salvador, Yoani Sánchez segue para o município de Feira de Santana, a 100km, para participar do lançamento de um documentário que tem a sua participação e onde deve ficar até quarta-feira.

De Salvador,
Erikson Walla