Capistrano: George Câmara e o legislativo de Natal

O carnaval passou, o país volta a funcionar. A Câmara Municipal de Natal reinicia os seus trabalhos legislativos em uma nova legislatura, com vereadores eleitos no último pleito, alguns neófitos e outros já com alguns mandatos no currículo, portanto com experiência parlamentar.

Por Antonio Capistrano*

George
Nesta legislatura a Câmara Municipal de Natal tem 29 parlamentares todos, independente do número de mandatos, com os mesmos direitos e deveres na tarefa de legislar e fiscalizar o poder executivo municipal.

George Câmara é um dos 29 representantes do povo natalense no legislativo municipal eleitos no último pleito. Ele é o único parlamentar, da Câmara Municipal de Natal, eleito pelo Partido Comunista do Brasil, um marxista convicto da justeza das suas ideias, um humanista por principio e internacionalista por convicção. Esse é o seu terceiro mandato, sempre respeitado pelos seus pares e considerado um dos melhores vereadores nas suas duas últimas legislaturas.

George Câmara, além de ser conhecedor profundo do regimento interno da Câmara Municipal de Natal, é um especialista das questões urbanas, estudioso dos problemas metropolitanos, não só aqui do estado, mas de todo o Brasil, profundo conhecedor do Estatuto das Cidades, lei maior da organização urbana das cidades brasileiras, portando apto a exercer com muita competência o mandato de vereador e, é isto que ele fez nesses dois mandatos encerrado no dia 31 de dezembro de 2012, exercer com seriedade e competência as tarefas que o povo natalense o delegou.

Ele tem tido um papel fundamental na abertura do plenário da Câmara Municipal para participação popular nos debates das questões de interesse do nosso povo. George, através das audiências públicas, tem trazido para dentro do legislativo municipal a opinião do nosso povo sobre temas de interesse coletivo e, aberto o plenário para as entidades classistas, debatendo com elas os mais variados assuntos.

George é um parlamentar atento à problemática internacional e seu reflexo na vida local, trazendo sempre, ao plenário, temas de alto nível, temas de interesse do nosso país e do nosso povo. Vale a pena ver e ouvir a sua participação nos debates de plenário, nas audiências públicas, nas discussões de projetos, nas entregas de títulos de cidadania, nos encontros com lideranças sindicais e comunitárias, nas entrevistas concedidas aos órgãos da imprensa potiguar, sempre mantendo a coerência do compromisso com as suas ideias, com os seus princípios e, principalmente, com o mandato que conquistou democraticamente nas ruas da capital.

Tenho certeza que esse terceiro mandato do Vereador George Câmara não vai ser diferente: coerência, competência, compromisso com a nossa cidade e o nosso povo, presença permanente nas lutas populares, apoio constante aos movimentos culturais, parlamentar atuante no plenário e fora dele, um verdadeiro edil.

Publico, aqui, para finalizar esse breve registro, um pequeno, mas importante comentário, feito por Canindé de França, ex-secretário de Assuntos Fundiários e Apoio a Reforma Agrária do estado, publicado na orelha do livro “Da janela da metrópole”, livro com diversos artigos escritos por George, aonde Canindé diz: “George Câmara é um político talentoso e comprometido, no aspecto relacionado ao ideário que apresenta e que defende como medida de solução para superar os desafios advindos do desenvolvimento e das suas relações.”.

O vereador George Câmara, como parlamentar, como sindicalista, como militante comunista e como cidadão, é um patrimônio do PCdoB norte-riograndense e um orgulho para todos nós comunistas do Rio Grande do Norte.
 

*Antonio Capistrano é ex-reitor da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte e filiado ao PCdoB.