EUA: Manifestantes exigem de Obama medidas pelo meio ambiente

Milhares de manifestantes concentraram-se neste domingo (17), em Washington, para reivindicar medidas concretas para a luta contra o aquecimento global, e em especial contra a construção de um oleoduto transnacional que atravessará o país. 

Manifestantes pedem medidas contra aquecimento global - EFE

Os participantes formaram uma corrente humana entre a Explanada Nacional e a Casa Branca, e reprovaram os planos para a construção do oleoduto pela empresa Keystone XL. O objetivo do plano é importar petróleo do Canadá até o estado do Texas, no sul dos EUA, e custará por volta de 7 bilhões de dólares.

A manifestação foi organizada por ONGs ambientais, locais e nacionais, congregados em um grupo chamado “Adiante, frente à Mudança Climática”.

A associação expressou que se trata da maior “concentração por assuntos climáticos da história do país”, pois foi atendida por manifestantes de até 28 estados, muitos portando cartazes com mensagens variadas.

Os ativistas exigem da estatal Agência de Proteção Ambiental que “estabeleça padrões de emissão de gás carbônico às plantas energéticas”, com vistas a proteger o meio ambiente.

O presidente Obama mencionou a mudança climática durante o seu discurso de posse em janeiro, e na terça-feira (12), em seu discurso O Estado da União, e prometeu “atuar em nome de nossos filhos e de nosso futuro.”

A atriz canadense Evangelina Lilly, uma das manifestantes, expressou em nome da multidão: “queremos desafiar o presidente Obama a ser um ator principal, ao invés de um mascote das grandes companhias petroleiras (…), dizer-lhe que seu discurso não passou em vão.”

Ainda, um comunicado do grupo sugeriu também que “só o presidente tem o poder de liderar um esforço à escala e com a urgência que precisamos, para eliminar gradualmente os combustíveis fósseis e levar o país e o mundo a uma revolução de energia limpa.”

Também os atores Alec Baldwin, Morgan Freeman, a atriz Susan Sarandon, Robert Kennedy Junior e a viúva do músico John Lennon, Yoko Ono, são outras das personalidades famosas que assinaram a petição em apoio aos manifestantes.

Van Jones, que desempenhou a função de assessor de Obama em matéria de meio ambiente, também esteve presente. "Presidente Obama, tudo o que fez de bom será varrido pelas inundações, pelos incêndios e pelas tempestades se não atuar agora.”

As promessas de Obama com respeito ao meio ambiente não foram cumpridas desde sua primeira campanha eleitoral, em 2008. Este ano, ele apresentou uma série de medidas para reduzir as emissões de dióxido de carbono, no segundo país mais contaminador do mundo, depois da China, mas parou por aí logo que o projeto foi freado pela oposição republicana.

Os Estados Unidos são um dos poucos países do mundo que se recusa a ratificar o Protocolo de Quioto, um acordo internacional que tem como objetivo reduzir as emissões de seus gases de efeito estufa que agudizam o aquecimento global.

Fonte: TeleSUR