Financiamento para projetos sobre história da UnB

Criada dois anos após a fundação da capital federal, a Universidade de Brasília (UnB) nasceu com a missão de unir cultura popular e educação de campo.

Ao longo das cinco décadas de existência, a instituição tornou-se conhecida por seu forte movimento estudantil e resistência contra o regime militar. Toda essa história, agora, pode inspirar projetos artísticos, que contarão com recursos do Fundo de Apoio à Cultura (FAC).

Com o tema UnB 50 anos, o edital de incentivo foi publicado, na última quinta-feira , no Diário Oficial do Distrito Federal. O objetivo é fomentar ações culturais que retratem a trajetória da UnB, além de estimular artistas, estudantes ou qualquer pessoa que se identifique com a universidade a desenvolver projetos artísticos dentro dessa proposta.

O edital está disponível no site do FAC, e as inscrições podem ser feitas até 17 de março, no sistema SALICWEB. Para se candidatar, os interessados devem se cadastrar como Ente e Agente Cultural e baixar os formulários que constam no site.

A Secretaria de Cultura vai custear dois projetos: um de digitalização e/ou tratamento de acervo e outro de exposição de artes visuais. Cada proposta selecionada receberá até R$ 50 mil, totalizando investimento de R$ 100 mil nas duas iniciativas.

O Fundo de Apoio à Cultura foi criado em 1991 e alterado pela Lei Complementar 267 de 1997. Como instrumento de fomento às atividades artísticas e culturais, ele oferece apoio financeiro a fundo perdido para projetos selecionados por meio de editais públicos. Com o FAC, são produzidos filmes, peças de teatro, CDs, DVDs, livros, exposições, oficinas entre outros.