Primeiro viaduto do corredor de ônibus Norte/Sul é inaugurado

Na tarde do dia 7 deste mês, foi inaugurado, no bairro dos Bultrins, em Olinda, o Viaduto Bajado, primeiro viaduto do corredor exclusivo de ônibus Norte/Sul. Após a inauguração, foi liberado mais 13 quilômetros da via, que ligará os terminais integrados de Igarassu e Pelópidas Silveira, na Região Metropolitana do Recife. A solenidade de inauguração contou com a presença do governador Eduardo Campos, a deputada federal, Luciana Santos e do Prefeito de Olinda, Renildo Calheiros.

Na faixa de 13 quilômetros voltarão a passar 17 linhas de ônibus com ponto de embarque e desembarque no canteiro central, maneira de não disputar espaço com outros veículos. De acordo com o governo estadual, cerca de quatro mil veículos que trafegam diariamente pela área no sentido Recife-Paulista serão beneficiados.

A previsão de conclusão das obras do corredor Norte/Sul é dezembro de 2013, com 33,2 quilômetros de via, 33 estações interligadas de embarque e desembarque, além de quatro terminais integrados. Depois de terminado, o corredor vai funcionar com o modelo Transporte Rápido por Ônibus (TRO). O sistema vai atender cerca de 180 mil passageiros passando pelos municípios de Igarassu, Abreu e Lima, Paulista, Olinda e Recife.

Para Luciana, o viaduto é resultado de uma batalha longa na busca por melhorias da mobilidade. “Hoje, o governador de Pernambuco, junto com Renildo, inauguram um elevatório decisivo para a mobilidade dos olindenses e dos que precisam ter acesso ao Litoral Norte”, afirmou a deputada.

O total de investimento é de cerca de R$ 151 milhões, dinheiro do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Copa e do Tesouro Estadual. O nome do viaduto, “Bajado”, é em homenagem ao artista plástico Euclides Francisco Amâncio, conhecido também como “artista de Olinda”.

Fonte G1 e site da deputada Luciana Santos.