Renildo comemora sucesso do carnaval 2013

Em 2013, a cidade recebeu 2,5 milhões de foliões, o dobro do registrado em 2012, com uma ocupação de 98% da rede hoteleira do município.


Prefeito de Olinda, Renildo Calheiros, comemora
resultados do carnaval (Foto: Katherine Coutinho / G1 PE)

Outro dado comemorado pela Prefeitura foi a ausência de registros de dano ao patrimônio. "Isso mostra que nosso trabalho de prevenção realmente funcionou. Tivemos um trabalho integrado das secretarias para garantir que nossa cidade permaneceria igual ao término da folia", afirma o prefeito, Renildo Calheiros.

A pesquisa realizada junto aos foliões indentificou que 56% tinham até 35 anos, conta o secretário de Turismo da cidade, Maurício Galvão. "Temos números muito bons nesse ano. Tivemos 100 mil turistas e 600 mil visitantes, além de festas e eventos particulares. Foram gerados 65 mil empregos", afirma Galvão, ressaltando que são considerados turistas aqueles que passaram mais de 24 horas em Olinda e visitantes aqueles que passam pela cidade.

Olinda contou este ano com 152 orquestras itinerantes durante o dia e, à noite, foram 64 atrações itinerantes e 35 cortejos. Pelos dez polos, passaram 185 atrações, entre elas artistas como Fafá de Belém, Alceu Valença, Orquestra Contemporânea de Olinda e Karynna Spinelli. Na Praça do Carmo, onde ficou o polo infantil, foram distribuídas mais de 12 mil pulseirinhas de identificação para crianças durante os quatro dias.

O ano foi também da coleta seletiva. Durante os quatro dias de folia, foram recolhidas 390 toneladas de lixo, sendo 18 toneladas de materiais recicláveis. Para manter a cidade limpa, 320 mil litros de água foram utilizados nas ladeiras da Cidade Alta. Para garantir a iluminação, foram 32 quilômetros de gambiarras e 35 refletores instalados.

Saúde

Os serviços de Pronto Atendimento Adultto e Infantil de Peixinhos, Policlínica Barros Barreto, Unidade de Pronto Atendimento do Tricentenário e as unidades de apoio da Rua 15 de Novembro e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) registraram 1.221 atendimentos, durante os quatro dias.

Foram distribuídos também mais de 217 mil preservativos e realizados 390 testes rápidos para identificação do HIV. Além disso, a Vigilância Sanitária fez 1.356 inspeções nas barracas e polos de alimentação localizados dentro da folia, com 148 apreensões.

Segurança

O prefeito Renildo Calheiros acredita que esse foi um dos carnavais mais tranquilos dos últimos anos. "Não tivemos informações de nenhuma morte aqui na Cidade Alta. Foi um carnaval muito colorido, com muita gente fantasiada, com espírito mesmo para brincar", comemorou o prefeito.

A Guarda Municipal de Olinda trabalhou com 140 pessoas e registrou no período carnavalesco 38 foliões detidos por urinar na rua. "Esse é um dado que precisamos registrar, pois pretendemos intensificar as ações nesse sentido. Queremos acabar com essa cultura de que, em Olinda, tudo pode", alerta Calheiros. Além disso, foram 76 ocorrências de desordem em espaço público; 21 atos libidinosos; 22 de desacato a agente público municipal e 12 invasões de prédios públicos.

Foram realizadas também 31 assistências a idosos perdidos, 72 a crianças perdidas e cinco a turistas, fora 126 assistências a pessoas alcoolizadas. A delegacia pela internet registrou 96 vítimas de furto.

Até a manhã desta quarta-feira, foram 2.200 documentos perdidos que chegaram ao poder municipal, tendo sido devolvidos aos donos apenas 326. Quem perdeu pode consultar pela internet se o documento está em poder da Guarda Municipal, que fica na Rua Siqueira Campos, no bairro do Varadouro. Os telefones para contato são (81) 3429.2947 ou 3429.9768. O horário de funcionamento é de 8h às 18h, a partir da quinta (14).

Foram registrados ainda sete acidentes, sem vítimas fatais. "Tivemos também uma boa utilização do estacionamento no Memorial Arcoverde, com 5 mil veículos utilzando o espaço. Ainda assim, tivemos 300 multas, a maioria por estacionamento irregular", detalha o prefeito.

Fonte G1