Cearenses lamentam a morte do cientista José Júlio da Ponte

Faleceu na tarde da última segunda-feira (18), aos 78 anos, vítima de uma parada cardíaca, o cientista cearense O José Júlio da Ponte Filho. O professor emérito de Agronomia da Universidade Federal do Ceará (UFC) estava internado há mais de 15 dias tratando de uma pneumonia e infecção urinária.

O reitor da UFC, Jesualdo Farias, lembra que Júlio teve forte atuação na fundação do curso de Agronomia, que deu origem à universidade, ao lado das faculdades de Direito, Odontologia e Farmácia. “Grande parte dos professores (de Agronomia) passaram de alguma forma por ele. Esses professores deixaram como legado a própria universidade; foram além do papel de pesquisadores e educadores e deixaram sua contribuição para a Universidade Federal do Ceará, que é hoje uma das mais importantes do País”, ressaltou o reitor.

Carlos Augusto Diógenes, presidente estadual do PCdoB no Ceará, lamentou a perda do professor. “Nós que fazemos parte do PCdoB manifestamos nosso pesar pela partida dele. Com ação destacada na pesquisa e em defesa do meio ambiente, reconhecemos a inestimável contribuição que José Júlio deu não só para o Ceará, mas para o país”.

O senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) protocolou o requerimento de voto de pesar e apresentação de condolências à família pelo falecimento do Professor Emérito da Universidade Federal do Ceará, José Júlio da Ponte Filho. Em sua justificativa, o senador ressaltou o papel de pesquisador e educador do cearense que lutou pelo combate ao uso de agrotóxicos e deixou sua contribuição para a Universidade, que é hoje uma das mais importantes do País.

O deputado federal Chico Lopes (PCdoB-CE) destacou, nesta terça-feira, a importância do trabalho do professor José Júlio. O parlamentar realiza na tarde de hoje (19) pronunciamento sobre o legado do professor e cientista. "Sempre acompanhei o trabalho do professor José Júlio Ponte, admirando a cada momento a entrega e a obstinação com que ele se lançava àquilo em que acreditou. Além dos méritos intelectuais, o professor sempre foi uma pessoa muito presente, de fácil acesso e de muita coragem, que, mesmo nos momentos difíceis do regime militar, teve um comportamento de não se dobrar", aponta.

O deputado estadual Lula Morais também comentou o falecimento do professor cearense. “Sua morte representa uma grande perda para a ciência, de um modo geral, e também para nós. O professor Júlio era um colaborador assíduo do nosso mandato, sempre com ideias inovadoras de preservação ao meio ambiente. Perdemos um grande parceiro”.

Segundo o ex-presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos do Ceará (Aeac), José Maria Freire, José Júlio Ponte foi responsável pela formação da maioria dos profissionais da área de fitopatologia. Freire destaca ainda a luta do professor no combate ao uso de agrotóxicos. “Eu, na condição de ex-presidente da associação, ex-aluno e amigo dele lamento profundamente a perda desse grande cientista da área agrônoma”.

Saiba mais

Cientista e comendador José Júlio da Ponte era graduado em agronomia pela Universidade Federal do Ceará, instituição na qual concluiu mestrado e também exerceu a função de professor.

Foi presidente da Academia Cearense de Ciências, além de ter feito parte da Academia de Ciências de Nova York.

Em abril de 2007, foi admitido na Ordem Nacional do Mérito Científico por ter se destacado na pesquisa de alternativas naturais aos agrotóxicos, descobrindo que a manipueira, extrato líquido que sobra no processo de fabricação da farinha de mandioca, pode ser aplicada no combate a pragas e doenças nas plantações.

De Fortaleza,
Carolina Campos (Com informações do jornal O Povo)

Matéria atualizada às 9h40 do dia 20/02.