UNE e OAB se unem para lutar pela reforma política

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), entidade histórica de defesa da democracia e das instituições no Brasil deverá somar forças com a União Nacional dos Estudantes e outros movimentos sociais brasileiros, neste ano de 2013, a favor da reforma política no país.

Presidente da Ordem visitou a UNE nesta segunda-feira (18). Foto: UNE

O entendimento a respeito desse tema fortaleceu-se no fim da tarde desta segunda (18), com a visita do presidente nacional da OAB Marcos Vinícius Furtado à sede da UNE em São Paulo. Recentemente eleito para o cargo, Furtado teve, no encontro com os estudantes, uma de suas primeiras agendas.

Ouça na Rádio Vermelho

Daniel: PCdoB quer reforma política que democratize as relações políticas no Brasil

“O gesto de visitar a UNE, logo no início da sua gestão, mostra vocação democrática e importante sintonia da OAB com as lutas do movimento social atualmente”, afirmou o presidente da UNE Daniel Iliescu, logo após o encontro. As duas entidades estiveram unidas em momentos cruciais da história brasileira, como a luta contra a ditadura militar, nos anos 60 e 70, e as campanhas pela redemocratização nos anos 80.

Dessa vez, a aliança entre estudantes e a OAB poderá contribuir com a pressão da sociedade civil pela reforma do sistema eleitoral e pelas mudanças no sistema de financiamento das campanhas políticas no país. A UNE foi convidada, de imediato, a integrar o MCCE (Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral) e a construir de forma mais aprofundada, durante o ano uma nova proposta para o formato e as regras das eleições no país.

“A UNE deverá estar ao lado da OAB na criação participativa de um projeto de lei, de iniciativa popular, que vá em direção ao financiamento democrático das campanhas, corrigindo as distorções no atual sistema de doações eleitorais, que privilegiam somente o poder econômico, permitem vícios e interesses escusos”, afirmou o presidente da UNE. Segundo ele, o processo deverá ter o amplo envolvimento da sociedade, como aconteceu na criação da Lei da Ficha Limpa.

Por último, a OAB prometeu juntar-se ao movimento estudantil e os outros movimentos de juventude que planejam a Jornada de Lutas unificada nos meses de março e abril, por todo o Brasil. As ações estão sendo planejadas desde o mês de novembro por entidades como a UNE, UBES, ANPG, MST, CUT, Marcha Mundial das Mulheres, Fora do Eixo, movimentos negros, skatistas, ciclistas, surfistas e outros grupos. A Ordem deverá participar por meio das OABs jovens espalhadas pelo Brasil.

Fonte: Portal da UNE