PCdoB realizará Encontro Estadual de Mulheres
A atividade ocorrerá no próximo sábado (23) e o debate será em torno da questão da emancipação da mulher. O tema foi apontado como central durante o último processo de conferência do Partido Comunista do Brasil.
Publicado 20/02/2013 11:38 | Editado 04/03/2020 17:16

Sob o temário da emancipação da mulher, outros dois objetivos da atividade serão: a preparação do ato de oito de março e discutir a participação das mulheres no projeto eleitoral de 2014.
As bandeiras que serão levantadas no tradicional ato que acontecerá estão sendo debatidas pelas feministas em um fórum mais amplo, com a participação de diversas forças políticas.
Para a secretária estadual de mulheres, Ana Martins, três eixos não podem ficar de fora da pauta da luta emancipacionista. “ O primeiro deles é a necessidade de ampliar a participação das mulheres nos espaços de poder e decisão”.
A preocupação é atestada com a baixa representação das mulheres na Câmara Federal. Apenas 45 mulheres estão exercendo a função de deputada, dentro de uma totalidade de 513 parlamentares.
Esse não é o único ponto que preocupa as militantes. Outro eixo apontado é a questão da violência da mulher. Segundo a pesquisa do Instituto Sangari, que atualizou o mapa da violência doméstica com dados de 2012, a cada dez brasileiros, seis conhecem alguma mulher que foi vítima de violência.
“Vamos desenvolver um amplo trabalho contra a violência da mulher e pela implementação da lei Maria da Penha”, defende Ana.
Além desses pontos, a garantia de participação da mulher no mundo do trabalho com condições e salários equiparados aos homens é outra bandeira que será apresentada e debatida no encontro estadual.
Para Valéria Leão, que passou a ser responsável pelo trabalho à frente da secretaria municipal de mulheres do PCdoB, no ano passado houve um rico debate sobre a questão de gênero durante a II Conferência Nacional sobre a Emancipação da Mulher.
“Começar o ano de 2013 realizando esse Encontro é de grande importância para dar continuidade para esse valioso debate para nós comunistas. Fortalecendo, assim, nossas ações e buscando garantir uma efetiva participação das mulheres na construção do Partido”, argumenta Valéria.
Confira a Programação do II Encontro Estadual de Mulheres do PCdoB:
Dia 23 de Fevereiro:
Local: Sindicato dos Engenheiros
Endereço: Rua Genebra, n 25 – Centro
08h30 – Credenciamento, Café e Atividade Cultural
09h30 – Abertura e Composição da mesa com representações de entidades, parlamentares e autoridades.
Coordenação: Ana Martins
10h00 – Atualização Política, Projeto Eleitoral 2014
Palestrante – Nádia Campeão
Coordenação: Rozina Conceição
11h00 – Debate
12h00 – Vídeo da UBM
12h15 – Retrospectiva das atividades sobre a questão da mulher em 2012
Expositoras – Simony Mascarenhas e Marcia Nestardo
13h00 – Almoço
14h00 – vídeo da CTB
14h15– História 8 de Março e as bandeiras de lutas atuais
Palestrantes – Majo e Marcia Viotto
Video “Mulheres do Brasil”
15h00 – Encaminhamentos, definição das bandeiras e políticas públicas para as mulheres
Palestrante: Ana Martins
Coordenadora: Luiza Cordeiro
16h00 – Encerramento – Ana Martins
Leitura do Cordel Lei Maria da Penha
De São Paulo, Ana Flávia Marx