Fetag-BA antecipa expectativas para congresso da Contag

Fruto de três grandes plenárias regionais, a delegação da Federação dos Trabalhadores em Agricultura do Estado da Bahia (Fetag-BA) para o 11º Congresso Nacional de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (CNTTR), que ocorre em Brasília entre os dias 4 e 8 de março, será a maior entre os estados. No total, 313 delegados levarão ao Congresso as experiências positivas desenvolvidas na Bahia, o debate sobre a seca no Nordeste e a apresentação de dois nomes para compor a nova diretoria da Confederação.

O presidente da Fetag-BA, Cláudio Bastos, confirma a expectativa de construir um grande congresso que dialogue com as necessidade do presente e do futuro do homem do campo. “Teremos um congresso eleitoral e temático, com foco especial no protagonismo da juventude rural. Ampliaremos o debate sobre como garantir políticas para manter e consolidar os jovens no campo”.

Neste sentido, Bastos cita a experiência positiva desenvolvida pela Fetag-BA, em parceria com universidades estaduais e institutos federais (antigas escolas técnicas), através do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera).

Diversas turmas de ensino técnico e superior, a exemplo direito e enfermagem, já foram formadas no estado. Neste ano, novos cursos de técnico em agropecuária, meio ambiente, cooperativismo e enfermagem, serão oferecidos aos filhos dos trabalhadores rurais na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

O principal objetivo é formar técnicos que no futuro fortalecerão a agricultura familiar. “Acreditamos que se antes os filhos de agricultores foram obrigados a optar por outro tipo de conhecimento, era porque não tinham a oportunidade de estudar e trabalhar na área da sua própria origem, agora têm”, explicou o presidente da Fetag-BA.

Eleição da Nova Diretoria

Cláudio Bastos afirmou considerar uma vitória dos trabalhadores e trabalhadoras rurais a escolha pela apresentação de chapa única para a diretoria da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag). A Fetag-BA ofereceu os nomes de David Wylkerson para Secretaria de Políticas Agrícolas e de Luciana Santos de Oliveira, que deve assumir a 1ª suplência da nova diretoria.

É a primeira vez que essa secretaria, considerada estratégica, fica com um dirigente do Nordeste. Outro ponto importante destacado por Bastos é o debate sobre a paridade entre homens e mulheres na composição da chapa. “Estamos abertos ao diálogo e vamos construir esse debate com um olhar especial”, pontuou.

Política estratégica

A delegação da Fetag-BA também levará na bagagem para Brasília críticas ao governo federal. De acordo com Cláudio Bastos, “o governo Dilma abandonou a Reforma Agrária e os órgãos responsável pelo planejamento e execução estão sucateados e inoperantes”.

O presidente da federação também condena a falta de ação no combate a seca que assola o Nordeste. “É a pior estiagem registrada nos últimos 50 anos. Não podemos conviver com o semi-árido tratando a seca como fator climático. É preciso tratamento diferenciado por parte do governo federal”.

Marcha das Centrais

Entre as prioridades da delegação que a Fetag-BA leva a Brasília está a participação na Marcha das Centrais, que ocorrerá dia 6 de março. A agenda defendida pelas Centrais Sindicais tem entre as bandeiras prioritárias a reforma agrária e a mudança na política econômica do governo. “É importante participarmos e, acima de tudo, defendermos o fim da política conservadora com um projeto alternativo de desenvolvimento rural sustentável e solidário como chave para avançar no fortalecimento da agricultura familiar no Brasil”, ressaltou

Fonte: Portal CTB