Projeto da Secopa vai atender adolescentes da Fundac

Uma parceria entre Fundação da Criança e do Adolescente (Fundac), vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social (Sedes), a Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e a Secretaria para Assuntos da Copa do Mundo (Secopa) garantiu a implantação do Projeto Copa na Escola nas unidades da fundação. A iniciativa inclui os adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa nas ações do projeto, que possibilita ampliar o conhecimento sobre a Copa do Mundo, maior evento desportivo do planeta

O início das atividades nas unidades foi marcado por uma cerimônia, realizada na última quarta-feira (20/02), na unidade da Case CIA (Comunidade de Atendimento Socioeducativo de Simões Filho). O evento contou com a participação dos parceiros da ação, educandos, familiares e convidados.

A diretora da Fundac, Ariselma Pereira, afirmou que “além de garantir aos educandos o direito, previsto na Constituição e Estatuto da Criança do Adolescente (ECA), de acesso irrestrito ao esporte seguro e inclusivo, a ação possibilita mais uma oportunidade de inclusão social e exercício da cidadania. Parabéns ao Governo do Estado por garantir aos adolescentes em conflito com a Lei nas ações sociais da Copa do Mundo”.

O Copa na Escola é uma ação do Projeto Legados Sociais para a Copa 2014 na Bahia, promovida pela UNEB e Secopa. O objetivo é possibilitar aos estudantes de escolas públicas o acesso a informações sobre a Copa, através de palestras e oficinas. O projeto trabalha com três eixos: Educação, Cultura e Esporte; Direitos Humanos e Cidadania; Meio Ambiente e Saúde.

Durante a ação, serão realizadas palestras sobre a história da Copa, futebol e outros esportes, oficinas de esportes e artes. Além do conhecimento teórico, também estão previstos a doação de materiais esportivos como telas e redes para quadras, bolas, chuteiras e outros equipamentos que estimulam a prática de esportes nas unidades.

A cerimônia contou cm a presença do coordenador de Marketing da Secopa, representando o secretário Ney Campello, Marcos Andrade, a coordenadora do Núcleo de Atividades Físicas, Esporte e Lazer da UNEB, Manuela Barreto, o coordenador do Projeto Copa na Escola, professor Jean Afonso, a coordenadora de Ensino e Apoio Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação, Cândida Morais, o gerente de Atendimento Socioeducativo da Fundac, Luiz Araújo, a gerente da CASE CIA, Rita Sacramento, a diretora da Escola Municipal Yves Roussan, Lucimar Melo, e o educando B.S.

De Salvador,
Ana Emília Ribeiro
Com informações da Secopa