Alcides Amazonas reafirma seu compromisso com o povo 

Amplo, representativo e de massas. Assim foi o ato de posse do deputado Alcides Amazonas (PCdoB) realizado na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo na noite desta quinta-feira (21). Centenas de pessoas, entre elas lideranças políticas, sindicais, sociais e do meio empresarial prestigiaram o evento.  

A abertura coube ao presidente da Casa, Barros Munhoz (PSDB) que, ao lado do líder do governo, Samuel Moreira (PSDB), destacou o papel de Amazonas na Alesp. A fala do presidente foi ao encontro do que Amazonas tem colocado como sendo uma das principais marcas do PCdoB: o diálogo com todas as forças políticas na busca dos interesses do povo. “Com você, o parlamento ganha. No pouco tempo que está aqui, já conquistou a nossa admiração. Alcides Amazonas é uma voz da comunidade”, disse Munhoz.

Nádia Campeão, vice-prefeita de São Paulo, falou sobre o cenário da política paulista. “A posse de Amazonas é histórica. É mais um trabalhador que vem a somar esforços na construção de uma sociedade melhor e cujo mandato estará sempre de portas abertas ao povo, aos trabalhadores, aos movimentos sociais”.

Sobre 2014, ressaltou: “o governo do estado é uma posição que as forças progressistas buscam ocupar, o que é muito importante para colocarmos São Paulo alinhado com os rumos desenvolvimentistas do Brasil. E vamos continuar apoiando Dilma, para que o Brasil vá para a frente”.

Bravo lutador

Outra mulher de destaque na política comunista, a líder do PCdoB na Alesp, Leci Brandão recordou de sua entrada no partido ressaltando o carinho com que foi recebida por Amazonas e disse: “O que está acontecendo aqui, hoje, é um ato de legitimação da vontade do povo que trouxe para a Alesp esse bravo lutador”.

O vereador Orlando Silva, por sua vez, colocou: “Amazonas é um emblema do que é o PCdoB: um proletário brasileiro, um grande militante, uma liderança política e popular, um homem solidário. É uma figura simples, sempre devotada a mudar a vida de nosso povo”. Segundo ele, “Leci e Amazonas vão ser canais que ecoarão os anseios do povo paulista”.

O presidente do PCdoB na capital, Jamil Murad, que já deputado estadual, federal e vereador, fez um breve histórico da trajetória do partido no parlamento paulista. Ele lembrou, por exemplo, que nos anos 1940, quando o Partido Comunista chegou a ter 11 deputados estaduais, a bancada do partido foi cassada, retomando sua atuação regular apenas com a redemocratização, no começo dos anos 1980. “Amazonas e Leci honram essa trajetória. Eles sempre estarão prontos a defender a transformação social em favor de nosso povo mais simples”.

Orlando: Amazonas é um emblema do que é o PCdoB: um proletário brasileiro.

O deputado federal Protógenes Queiroz ressaltou que o PCdoB “é uma grande escola política, que formou lideranças de destaque como Alcides Amazonas”. Segundo ele, Amazonas é um “grande quadro político que fez um trabalho fundamental na ANP. O PCdoB proporciona ao país lideranças desse porte”. 

Testinha, prefeito de Poá, agradeceu pelo apoio que Amazonas deu à cidade. “Logo que assumiu como deputado, visitou o nosso município colocando-se à nossa disposição. É muito importante sabermos que temos no parlamento alguém com quem podemos contar. Precisamos de você na Alesp”.

Quatro anos em dois

O vice-presidente da CTB (Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil), Nivaldo Santana, comparou os 50 anos em cinco, slogan do presidente Juscelino Kubitschek, com o ritmo que terá o mandato de Amazonas. “Ele terá de fazer os quatro anos de mandato em apenas dois, e pelo ritmo que tem dado à sua atuação, certamente Amazonas fará um mandato pujante, rico, amplo”.

O deputado Samuel Moreira e Barros Munhoz, no meio Alcides Amazonas.

Emílio Martins, da diretoria da Fecombustíveis (Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e de Lubrificantes), lembrou que “a competência mostrada por Amazonas à frente da ANP em São Paulo certamente será a marca de seu mandato”. Aurélio Amaral, superintendente de Abastecimento da ANP, disse que “Amazonas teve um papel importantíssimo no resgate e na atuação da agência em São Paulo, cumprindo a importante tarefa de fiscalizar a qualidade dos combustíveis e, assim, beneficiando milhares de pessoas”.

Lembrando-se da época em que Amazonas era trabalhador do ramo de transporte, José Carlos Negrão, do Sindicato dos Condutores, e Geraldo Abílio Meireles, da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Terrestres, destacaram o apoio do deputado à categoria e pediram seu empenho para fazer valer no estado as leis que Amazonas fez na capital. O deputado já protocolou na Alesp os projetos que garantem o emprego dos cobradores de ônibus e o que obriga as empresas de ônibus a adquirem veículos com motores traseiros, medida que resguarda a saúde dos motoristas e o bem-estar dos passageiros.

Sim, o trabalhador pode

Encerrando o ato, Amazonas destacou seu compromisso com os trabalhadores, movimentos sociais e os mais variados setores da sociedade. “Abrimos nosso mandato para que todos possam opinar e procurar um canal para suas demandas. Mas, será um mandato especialmente voltado aos trabalhadores, que são o elo mais fraco da cadeia”.

Ele recordou ainda ter sofrido preconceito de um jornalista carioca ao assumir a ANP em São Paulo. “Aos poucos, fui provando que um trabalhador sem formação acadêmica pode sim desempenhar um importante papel em qualquer frente de atuação”.

Amazonas também destacou que o PCdoB está no campo da oposição ao governo do estado, “mas que essa oposição será feita com diálogo e amplitude visando o interesse do povo”. O deputado também destacou algumas de suas prioridades: os trabalhadores, os transportes e a luta pelo serviço público de qualidade, incluindo a valorização dos servidores. “Vamos lutar por essas e outras bandeiras sem, no entanto, nos descolarmos da política nacional”.

Amazonas disse ainda que “temos meio mandato, mas como as causas pelas quais lutamos são justas, sabemos que podemos fazer muito em dois anos, não vamos apenas empatar, mas ganhar esse jogo”.

Por fim, destacou que “2012 mostrou que há desejo de mudança entre os paulistanos e esses ventos certamente influenciarão a disputa de 2014. Vamos trabalhar muito para quebrar a hegemonia tucana à frente do Palácio dos Bandeirantes”. E concluiu: “um mandato deve buscar elevar o nível de consciência do povo e também melhorar a sua vida. Esta é a nossa luta. Nosso mandato será uma modesta trincheira na busca pela construção do socialismo”.

De São Paulo,
Priscila Lobregatte