Granada, palco do Festival Internacional de Poesia na Nicarágua 

A principal festa do verso na Nicarágua abra suas portas neste domingo (17) na cidade de Granada com mais de 300 poetas de todos os continentes e junto a outros eventos associados à literatura. O festival vai até este domingo (24).

Festival de Poesia de Granada (Poster)

O principal homenageado deste encontro será o ex-sacerdote Ernesto Cardenal, Prêmio Rainha Sofía de Poesia Ibero-Americana 2012, cuja obra estará disponível em cinco novas edições durante o Festival. Junto ao IX Festival Internacional de Poesia foi inaugurada no domingo (17) a 17ª Feira Internacional do Livro Centro-americano (Filcen).


Granada, ao cair da noite:
festa literária pela intregração continental

Esta é a segunda vez que essa feira é realizada neste país, onde se encontrarão livreiros, editores, bibliotecômonos, e amantes da leitura da América Central e outras partes do mundo, disse o porta-voz oficial do festival, Arnulfo Agüero.

A presença da Filcen e a realização a partir de hoje do Primeiro Encontro de Narradores América Central demonstra o propósito compartilhado pelos organizadores dos três eventos de consolidar novas vias para a integração continetal a partir da cultura, segundo Agüero. De maneira original, América Central tentará resgatar do silêncio a produção literária desta região e promover seu valor, de acordo com seus organizadores. Cerca de 40 escritores de seis países centro-americanos de idioma espanhol e convidados especiais do México, Alemanha, e França compareceram ao evento, que contará com oito mesas ou painéis de debate sobre as edições em línguas estrangeiras, a circulação dos livros na região, e outros temas.

A intenção é "ir abrindo estes horizontes de encontro de maneira que se converta em uma verdadeira reunião cultural anual na Nicarágua e tenha verdadeira relevância na expressão cultural", declarou seu principal criador, o multi-premiado escritor nicaraguense Sergio Ramírez.

De 17 a 23 de fevereiro estarão em Granada 10 editoras nacionais e 26 da América Central, Cuba, Estados Unidos, e México, segundo a presidenta da Câmara Nicaraguense do Livro, Salvadora Navas.

O lema do IX Festival Internacional de Poesia é A poesia é o canto do cosmos, em alusão a uma das obras de Ernesto Cardenal, Cántico Cósmico. Entre os convidados estão o poeta brasileiro Thiago de Mello, o chileno Raúl Zurita, a guatemalteca Aida Toledo, a salvadorenha Silvia Elena Regalado, a cubana Alessandra Molina e o argentino Enrique Solinas, entre muitos outros.

Com informações da Prensa Latina