Prefeito e ex-prefeito de Correntina são ameaçados de morte

O prefeito Laerte Caires, do município de Correntina, no extremo oeste baiano, e o ex-prefeito Nilson Rodrigues, mais conhecido como Maguila, ambos do PCdoB, estão sendo ameaçados de morte por grupos de oposição. Os adversários políticos estão inconformados com a posse de Caires, que aconteceu por decisão da Justiça.

O grupo apoiava Ezequiel Barbosa (PSDB), que venceu as urnas, mas foi impedido de assumir o mandato porque foi condenado em 2004 a ficar inelegível por cinco anos. Com a aprovação da Lei da Ficha Limpa, a punição foi estendida para oito anos, o que impedia Barbosa de concorrer as Eleições 2012.

Através de ligações, bilhetes e até recados orais, os oposicionistas ameaçam matar e atear fogo na casa dos membros do PCdoB. Além das ameaças, eles incendiaram um ônibus escolar e em um gabinete odontológico da Prefeitura, no último final de semana, provocando prejuízos estimados em R$ 500 mil.

“Isso parte de pessoas que se acham mais do que a Justiça e que só conhecem o caminho da violência”, afirmou Maguila. Ele explicou ainda que essa não é a primeira vez que o grupo age assim.

“Durante as eleições, os adversários jogaram uma bomba dentro da minha casa. Em eleições passadas, eles chegaram a colocar fogo em uma escola e a destruir a delegacia por apedrejamento”, conclui.

Diante das ameaças e do vandalismo, o PCdoB pediu providências ao titular da Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP-BA), Maurício Barbosa, e o caso está sendo investigado. Barbosa se comprometeu a apurar rigorosamente para identificar os responsáveis.

Os deputados estaduais do PCdoB, Álvaro Gomes e Kelly Magalhães, usaram a tribuna da Assembleia Legislativa (AL-BA) para denunciar a situação de Correntina e prestar solidariedade aos colegas de partido.

“Estamos vivenciando um clima de terror, de caos, de calamidade, e os moradores estão sem saber que rumo tomar. Peço proteção de vida para o ex-prefeito Maguila, que todos os dias é ameaçado. Esse tipo de coisa já está se tornando rotina”, discursou Kelly.

Laerte Caires e Maguila registraram um Boletim de Ocorrência (BO) na delegacia do município e acompanham a investigação policial.

De Salvador,
Erikson Walla