Vânia Lúcia é a nova secretária da Transparência

A procuradora federal da Advocacia Geral da União, Vânia Lúcia Ribeiro, foi empossada ontem pelo governador do Distrito Federal, Agnelo Queiróz como Secretária de Transparência e Controle.

O ex-secretário, Carlos Higino, deixou o cargo em dezembro para assumir a Secretária Executiva da Controladoria Geral da União (CGU). Ao se despedir de Higino, em discurso, Agnelo se disse emocionado pela "despedida sentida".

Bacharel em direito e administração pública, a nova secretária é há seis anos, representante do Brasil no mecanismo e acompanhamento de implementação da convenção interamericana contra a corrupção. Vânia Lúcia foi responsável pela gestão do Portal da Transparência da União.

No ano passado, organizou a 15ª Conferência Internacional Anticorrupção, além de presidir a comissão organizadora da 1ª Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social (Consocial). Como diretora da CGU também coordenou a execução da Lei de Acesso à Informação no Executi vo Federal. Desde 2006, representa o Brasil no Mecanismo de Acompanhamento de Implementação da Convenção Interamericana contra a Corrupção, da Organização dos Estados Americanos (OEA).

A especialista conduziu diversas sindicâncias e processos administrativos disciplinares na CGU, onde também foi corregedora-geral (2006) e analista de Finanças e Controle (de 2004 a 2006).