JBS compra Canal Rural e sela aliança de agronegócio e mídia

A holding J&F Investimentos, controladora do frigorífico IBS, confirmou a compra do Canal Rural, emissora de televisão especializada no agronegócio que fazia parte do grupo gaúcho RBS. O valor do negócio, segundo uma pessoa próxima, ficou em R$ 40 milhões. A operação havia sido antecipada pelo Estado na última segunda-feira. 

A aquisição não é apenas um investimento da família Batista em mídia, conforme um executivo familiarizado. Com o negócio, a J&F pretende ficar estreitar o vínculo com o público do agronegócio – que é exatamente o alvo do Original, banco do grupo que está sendo remodelado por Henrique Meirelles. O ex-presidente do Banco Central ocupa, há quase um ano, o cargo de presidente do conselho de administração da J&F e está empenhado em transformar o Original em um banco de varejo completo.

De acordo com nota da J&F enviada à imprensa, o Canal Rural é a emissora com maior alcance e audiência entre produtores rurais e profissionais do setor, com aproximadamente 110 milhões de telespectadores potenciais. Também é líder na transmissão de leilões, cobrindo mais de 400 eventos por ano em todas as regiões do País.

Além da maior processadora de carne do mundo e do Original, a J&F controla outras cinco empresas. Entre elas estão a fabricante de celulose Eldorado, a companhia de produtos de higiene e limpeza Flora e o laticínio Vigor. A intenção dos Batista é transformar a holding em uma empresa de investimentos de capital aberto.

Fonte: O Estado de S. Paulo