No interior paulista, Aldo Rebelo faz palestra a prefeitos

O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, cumpriu agenda dupla nesta sexta-feira (22) no interior paulista. Na parte da manhã, em Promissão, falou a prefeitos e secretários de dez cidades do Centro-Oeste do estado sobre as oportunidades geradas pela Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 e pelos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016. À tarde, em São José do Rio Preto, visitou as instalações do Centro Esportivo Integrado do Eldorado.

Aldo conversa com jovens - Paulo Rossi

A palestra de Aldo Rebelo, no Anfiteatro da Prefeitura de Promissão, destacou o projeto do governo federal de nacionalização da Copa e das Olimpíadas, coordenado pelo Ministério do Esporte. “A Copa não se resume a 12 cidades-sede. Os Jogos Olímpicos vão muito além do Rio de Janeiro. Não há nacionalização de eventos esportivos sem a inclusão do interior do Brasil”, afirmou o ministro.

“Nacionalizar os grandes eventos esportivos significa reduzir as desigualdades regionais”, acrescentou, lembrando que o desenvolvimento da infraestrutura do país, tanto a urbana quanto a desportiva, deve ser a principal herança de Copa e Olimpíadas. “Os eventos passam. O que tem de ficar como legado é a infraestrutura das cidades.”

O ministro destacou que o desenvolvimento esportivo brasileiro não pode ficar restrito ao alto rendimento. “A base, o esporte educacional, deve ser prioridade. O governo federal está construindo 5 mil quadras em escolas. Outras cinco mil estão ganhando cobertura. A prática desportiva ajuda a construir a personalidade, o caráter das crianças e dos jovens. É uma plataforma de inclusão social, ao mesmo tempo em que revela talentos para o alto rendimento.”

Além do prefeito de Promissão, Hamilton Foz, estiveram presentes na palestra do ministro prefeitos e secretários das cidades de Lins, Guaiçara, Cafelândia, Penápolis, Birigui, Getulina, Avanhadava, Pirajuí e Queiroz. Aldo Rebelo foi acompanhado pelo chefe das assessorias do Ministério do Esporte, Luis Paulino, e pelo diretor de Defesa dos Direitos do Torcedor da Secretaria Nacional de Futebol, Paulo Castilho.

Centro olímpico

À tarde, o ministro do Esporte foi a São José do Rio Preto, a aproximadamente 100km de distância de Promissão. Acompanhado pelo prefeito Valdomiro Lopes, ele visitou o Centro Esportivo Integrado do Eldorado. O complexo inclui quadras poliesportivas, campo de futebol, piscina, pista de atletismo e locais para treinamento de boxe e judô, entre outras atividades.

Aldo Rebelo conversou com treinadores e atletas, vários deles bolsistas do Ministério do Esporte – há 39 atletas contemplados pelo programa do Ministério do Esporte em São José do Rio Preto. O ministro ouviu reivindicações pela reforma do centro esportivo, que existe há 40 anos, e prometeu ajudar.

“Este espaço tem todas as características para se transformar em centro de treinamento para as Olimpíadas do Rio de Janeiro. Está dentro do nosso conceito de nacionalização dos grandes eventos esportivos”, definiu Aldo Rebelo.

Fonte: Assessoria de comunicação do Ministério do Esporte