Ministro dos Esportes divulga verba de R$ 1,8 milhão para o Barão

O ministro dos Esportes, Aldo Rebelo, anunciou sábado (16/03) em visita a Piracicaba a liberação de R$ 1,8 milhão para a reforma e adaptação do Estádio Municipal Barão da Serra Negra, que ganha força para receber uma das 32 seleções que disputarão em 2014 a Copa do Mundo — a cidade figura no catálogo oficial da Fifa e está entre os 70 possíveis locais que servirão de centros de treinamento para o Mundial. 

Aldo Rebelo

Rebelo anunciou ainda a construção, em Piracicaba, de um Centro de Iniciação ao Esporte, com equipamento e projeto voltados para a Olimpíada de 2016, que será realizada no Rio de Janeiro.

A visita do ministro foi acordada em janeiro, quando uma comitiva formada pelo prefeito Gabriel Ferrato (PSDB), o secretário de Esportes Pedro Mello, o deputado estadual Roberto Morais (PPS), o promotor Paulo Castilho e o presidente do XV de Piracicaba, Celso Christofoletti, viajaram a Brasília e participaram de reunião com Rebelo. “Minha visita é porque Piracicaba integra o projeto do governo federal para nacionalização da Copa do Mundo e da Olimpíada. Vamos apoiar todas as cidades selecionadas pela Fifa como centros de treinamento e o Barão da Serra Negra está entre os 20 selecionados do Estado de São Paulo. Podemos ajudar os equipamentos públicos, porque não temos como apoiar diretamente os privados”, disse Rebelo.

A verba será aplicada em obras necessárias para adaptação do estádio municipal, para atender as exigências da Fifa. “Isso não é garantia de que uma seleção venha para cá, mas é uma condição. Não é fácil para qualquer cidade estar entre as selecionadas pela Fifa. No Nordeste, por exemplo, temos apenas três centros de treinamento escolhidos em nove Estados. Já conversei com o Alckmin (Geraldo, governador de São Paulo) para que o Estado também apoie os equipamentos públicos”, declarou o ministro.

As obras para a remodelação do estádio não têm data definida para começar, mas serão iniciadas ainda em 2013. Segundo Pedro Mello, não há nenhuma possibilidade do Barão da Serra Negra ser interditado para reforma — alguns setores podem ser parcialmente fechados, caso necessário.

Fonte: Jornal de Piracicaba