PCdoB/CE: Secretaria de Formação intensifica ações para 2013

Em reunião realizada na última sexta-feira (22), a Secretaria Estadual de Formação do PCdoB cearense realizou um plano de trabalho para 2013. Com a participação de representantes de diversas frentes do Partido (Organização, Quadros, Comunicação, Juventude e Sindical), o encontro definiu as ações prioritárias.

Neide Freitas, secretária estadual de Formação, informa que este ano, com o processo do 13º Congresso Nacional do PCdoB, a formação irá concentrar esforços na realização do Curso do Programa Socialista (CPS). “Estaremos neste esforço nacional de massificar o CPS para possibilitar ao conjunto da militância compreender os fundamentos do pensamento do PCdoB, bem como o Programa do Partido”, ratificou.

Segundo a dirigente comunista, a meta é aplicar o CPS em 100 municípios cearenses. “Iremos priorizar os cursos nas cidades com mais de 100 mil habitantes e em seguida, nas cidades entre 50 e 100 mil habitantes e com prefeitos, vice-prefeitos e vereadores do PCdoB”, explicou.

A secretária ratifica a importância de multiplicar o número de filiados que farão o curso. “Criamos a ‘Operação CPS’, com reuniões semanais para, junto com as secretaria de organização, buscar o envolvimento do conjunto das direções municipais, acompanhar o andamento das ações e a execução das metas”, reforça Neide que informa ainda que a operação está sendo coordenada pela professora Auxiliadora Vasconcelos.

Mais ações

Além de intensificar a aplicação do CPS, a Secretaria de Formação também tem como objetivos para este ano o funcionamento regular da Escola Regional Nordeste II, que abrange os estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Maranhão e Piauí. “Até o meio deste ano, iremos realizar cursos de nível 1 nas regiões Norte (Sobral), Crateús, Iguatu, Cariri e Grande Fortaleza. Além disso, já está agendado o curso de nível 2 entre os dias 1º e 5 de maio, em Iparana”, informa.

Neide Freitas informa que outra atividade promovida pela Secretaria Estadual de Formação já está agendada: o encontro de professores da Escola Regional Nordeste II, que acontecerá no dia 25 de março, com a presença de Adalberto Monteiro, secretário nacional de Formação do PCdoB.

Parceria

Também em 2013, a Secretaria de Formação, em parceria com a Fundação Maurício Grabois irá participar dos lançamentos, no Ceará, das biografias de importantes dirigentes comunistas. No dia 26 de março, o lançamento da publicação sobre os 90 anos do Partido Comunista do Brasil, contará com a participação do secretário nacional de Formação, Adalberto Monteiro. Em abril, no dia 12, será lançado o livro "Uma vida de Combates", de Osvaldo Bertolino, que conta a história de Mauricio Grabois. Já no dia 9 de maio, será a vez do lançamento da biografia sobre João Amazonas, "Meu Verbo é Lutar", de Augusto Buonicore. E em junho, no dia 6, será lançado o livro "Meu Companheiro – 40 anos ao lado de Luiz Carlos Prestes", de Maria Prestes, viúva do Cavaleiro da Esperança.

Diante de tantas ações previstas ainda para o primeiro semestre deste ano, Neide Freitas reforça a importância de estruturar a Escola Estadual de Formação para garantir a execução do programa de trabalho aprovado no encontro, como também para usufruir dos novos mecanismos que a Escola Nacional de Formação oferecerá para todo o país, investindo em educação à distância. “Acreditamos que assim, muito mais militantes terão acesso a formação,” pontua.

De Fortaleza,
Carolina Campos