Equador e Peru assinam acordos de segurança em encontro

Equador e Peru fortaleceram relações e esforços conjuntos em matéria de segurança durante o encontro binacional que termina nesta terça-feira (26).

Equador e Peru

“Temos problemas conjuntos que não podemos enfrentar desde a ótica interna dos Estados,” explicou o ministro coordenador de Segurança do Equador, Homero Arellano, em entrevista emitida pelo canal El Ciudadano TV.

O ministro disse que esta é uma reunião sem precendentes nas relações bilaterais, em que quatro ministros de Estado estão criando o Plano Operativo Anual Binacional-2013.

Ao encontro que tem sede na cidade de Lima, Peru, assistem representantes das pastas governamentais de Defesa, Interior, Justiça e Segurança.

Entre os convênios estabelecidos, Arellano mencionou o intercâmbio de bolsistas, a patrulha coordenada dos limites marítimos e acordos para construção naval.

O ministro falou também de acordos humanitários, ações contra o narcotráfico e a transferência para a repatriação de pessoas que tenham cometido crimes entre os dois países.

Destacou ainda as reuniões binacionais que se organizam a nível ministerial e presidencial entre Equador e seus vizinhos, Peru e Colômbia. Como parte da agenda que se segue neste encontro, a delegação equatoriana prevê visitas ao Serviço de Hidrografia e Navegação da Amazônia, assim como aos Serviços Industriais da Marinha.

Está incluída também a assinatura de um Memorando de Entendimento entre ambas as nações e uma reunião com o presidente peruano, Ollanta Humala.

Fonte: Prensa Latina
Tradução da Redação do Vermelho