Eleição da bancada feminina na Câmara dos Deputados é adiada

A Bancada feminina da Câmara dos Deputados adiou a eleição para nova coordenação da bancada e para a Procuradoria Especial da Mulher, em reunião ontem (26/02), na Casa Legislativa. As eleições ocorreriam nesta quarta-feira (27), na Câmara dos Deputados. As 45 deputadas da bancada definiram a priorização da articulação para as comemorações do Dia Internacional da Mulher, a ser realizado em 8 de março.

De acordo com a coordenadora atual, Janete Pietá (PT-SP), que ocupa o posto desde junho de 2010, a bancada feminina continua trabalhando pela aprovação de várias proposições que tramitam na Casa.

Por enquanto, a disputa aos cargos conta com as inscrições das deputadas Alice Portugal (PCdoB-BA) e Sandra Rosado (PSB-RN) para a coordenação da bancada; Gorete Pereira (PR-CE) e Rosane Ferreira (PV-PR) para a função de vice-coordenadora; e as deputadas Erika Kokay (PT-DF) e Elcione Barbalho (PMDB-PA) disputam a Procuradora Especial da Mulher. Além disso, Lilian Sá (PSD-RJ) e Rosinha da Adefal (PTdoB-AL) disputam o cargo de procuradora-adjunta.

Dentre as prioridades da bancada estão reforma política, o projeto de lei (PL 6653/09) que estabelece a igualdade entre homens e mulheres no mercado de trabalho e as propostas de emenda à Constituição 30/07, que amplia para 180 dias a licença à gestante.Tem também a emenda 590/06, que assegura a representação proporcional de cada sexo na composição das Mesas Diretoras da Câmara dos Deputados, do Senado Federal e de cada comissão.

De Salvador,
Ana Emília Ribeiro
Com informações Ascom Alice Portugal