FDIM reforça luta por igualdade de gênero neste 8 de Março

A Federação Democrática Internacional das Mulheres (FDIM) divulga nota pública sobre as mobilizações de mulheres neste Oito de Março. Nela, reafirma a luta anti-imperialista e pela igualdade de direitos e emancipação plena das mulheres, entre outros pontos. Abaixo, a íntegra da nota.

8 de Março – Dia Internacional da Mulher

No dia 8 de março, mulheres combativas e lutadoras em todo o mundo se reúnem nas ruas, praças, cidades e países para somar forças e energias na luta incansável para construir um novo Mundo, com igualdade, justiça, soberania e paz justa!

O ano de 2012 foi um ano muito importante, de muitas conquistas e avanços da luta das mulheres em defesa de seus direitos e por sua emancipação. Novos caminhos se abriram. Perspectivas de mudanças se anunciaram.

O imperialismo busca, através de suas agressões e invasões, seguir intimidando povos e nações. A invasão francesa em Mali, o bombardeio por caças israelense na Síria, a esterilização de mulheres judias etíopes por Israel, receberam veemente repudio e protesto em vários países do mundo.

A luta antiimperialista não deu trégua e arrancou o novo status de Observador para a Palestina na ONU.

Na Tunísia explode revolta contra o assassinato de líder da oposição Chokri Belaida. O assassinato de uma mulher indiana, por estupro na Índia, foi denunciado e condenado pelos povos de todo mundo, exigindo que acabem as violências contra as mulheres e que sejam exemplarmente punidos quem as pratica.

Mulheres de todo mundo: Neste 8 de março reafirmarmos nosso compromisso com a luta anti imperialista, pela igualdade de direitos e emancipação plena das mulheres, contra a flexibilização dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras como forma de enfrentamento da crise econômica encontrada por governos antidemocráticos que na verdade jogam sobre os trabalhadores os efeitos da crise, perpetrada por suas políticas econômicas nefastas.

Apoiamos e nos solidarizamos com as mobilizações e greves dos trabalhadores na Europa confiando de que eles vencerão!

Conclamamos todas a se unirem neste dia de luta por garantia de trabalho digno para as mulheres, educação não diferenciada e inclusiva, saúde integral em todas as fases da vida, com promoção dos direitos sexuais e direitos reprodutivos e pela eliminação de todas as formas de violência contra as mulheres. Nós mulheres para garantir os nossos direitos temos que ter acesso aos espaços de poder e decisão, combatendo a sub-representação das mulheres como fator decisivo na construção das democracias.

Viva o Dia Internacional da Mulher!

Federação Democrática Internacional das Mulheres