Irã conclui diálogos com potências sem receber novas propostas 

Irã e o grupo P5+1 (membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU e a Alemanha) concluem nesta quarta-feira (27) as conversações na cidade de Almaty, no Cazaquistão, sobre o programa nuclear iraniano. As partes concordaram em voltar ao diálogo de alto nível em março, na Turquia, e em abril, outra vez no Cazaquistão.  
 

Catherine Ashton (UE) e Said Jalili (Irã) - Trend

“Como resultado dos dois dias de diálogos, chegou-se ao acordo para uma reunião em Istambul, nos dias 17 e 18 de março,” disse o vice-ministro de Assuntos Estrangeiros da Rússia, Sergei Ryabkov. O P5+1 é constituído por: Rússia, China, Estados Unidos, Reino Unido, França (membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU) mais a Alemanha.

As partes também concordaram em celebrar outra rodada de conversações nos dias 5 e 6 de abril, na mesma cidade de Almaty, segundo informou o secretário do Conselho Supremo de Segurança Nacional da República Islâmica do Irã, Said Jalili, em uma coletiva de imprensa mantida depois da conclusão dos diálogos.

Enquanto isso, uma fonte iraniana próxima ao processo das conversações assegura que o P5+1 não apresentou, nesta quarta-feira (27), qualquer nova proposta, e só respondeu às oferecidas por Moscou. 

A mesma fonte afirmou que o Irã só recebeu uma resposta a um dos pacotes que ofereceu anteriormente, e nenhuma proposta nova; “o grupo 5+1 reativou sua oferta de Bagdá para responder à iniciativa do Irã em Moscou.”

A última rodada de negociações em Moscou foi celebrada em junho de 2012, e as conversações de Bagdá em maio do mesmo ano. O Irã segue reafirmando seu direito a manter um programa nuclear de fins pacíficos (dedicado especialmente a pesquisas médicas), enquanto as potências mantêm sanções arbitrárias, improdutivas para os diálogos e anti-democráticas contra o país.

Leia mais: O pequeno e insustentável impacto das sanções contra o Irã

Com HispanTV