Parlamentares do Acre cobram ações do Itamaraty na Bolívia

 Deputados federais e estaduais do Acre e representante da OAB/Acre reuniram-se nesta quarta-feira, 20, com o Secretário-Geral do ministério das Relações Exteriores, embaixador Ruy Nogueira para pedir o endurecimento do diálogo com a Bolívia. No total, 17 mil brasileiros estudam e outros 172 estão presos no país.

ações do Itamaraty na Bolívia

 De acordo com a presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados, deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC), organizadora do encontro, “o Itamaraty precisa agir com mais vigor para que as autoridades bolivianas tomem as devidas providências em relação à proteção dos direitos humanos dos brasileiros que lá estudam, são produtores rurais e até mesmo daqueles que estão detidos nos presídios do país”.

Para o presidente da Assembleia Legislativa do Acre, deputado Elson Santiago (PEN), o agravamento da situação dos brasileiros que residem na Bolívia deve ser acompanhada pelo MRE. “O governo brasileiro precisa adotar ações concretas e urgentes para evitar que a situação na fronteira se agrave”, alertou.

No documento entregue ao Itamaraty, a bancada acreana solicitou que o tema seja levado à presidente Dilma Rousseff e que o governo brasileiro constitua uma força-tarefa com a participação dos principais órgãos governamentais responsáveis pela resolução dos problemas. A adoção de mecanismos, junto aos fóruns internacionais, que garantam o cumprimento da legislação internacional no tocante à prisão de estrangeiros e a montagem de uma base da Polícia Federal na fronteira e o aumento significativo do contingente da PF no Alto Acre são algumas das reivindicações apresentadas pelos representantes acreanos.