Alta comissária da ONU apoia caso dos 5 antiterroristas cubanos 

A alta comissária da ONU para os Direitos Humanos, Navanethem Pillay, expressou nesta quinta-feira (28) seu apoio no caso dos cinco antiterroristas cubanos injustamente condenados nos Estados Unidos e manifestou a intenção de fazer o possível para resolvê-lo.

Navanethem Pillay

Pillay recebeu nesta quinta-feira pelo terceiro ano consecutivo Olga Salanueva e Adriana Pérez, esposas de Réne González e Gerardo Hernández, respectivamente. 

Leia também: 
Cuba denuncia abusos dos EUA contra René González

Gerardo e René, junto a Fernando González, Antonio Guerrero e Ramón Labañino foram condenados em  julgamento manipulado com sanções que oscilam entre 15 anos de prisão até duas perpétuas por alertar seu país dos atos terroristas da máfia anticubana de Miami.

No caso de René, que cumpriu sua sentença, está obrigado a permanecer por mais três anos nos Estados Unidos sob liberdade supervisionada. Durante o encontro com Pillay, Olga explicou que este regime imposto para seu esposo constitui um absurdo legal e o impede seu regresso para a pátria e o reencontro com seus familiares. 

As duas esposas defenderam para a alta comissária a necessidade e importância de que este organismo interceda de maneira direta a favor de uma solução definida para o caso dos cinco, como são conhecidos internacionalmente.

Também solicitaram sua intervenção para que os outorgue o visto que permita viajar para os Estados Unidos e visitar seus cônjuges. Pillay reconheceu que a negativa dos vistos é uma violação dos direitos humanos e expressou que não deve constituir uma pena adicional.

A alta comissária manifestou seu apoio a este caso e sua intenção de fazer “tudo que esteja em suas mãos” para conseguir uma solução, destaca uma nota da Missão Permanente de Cuba em Genebra.

Fonte: Prensa Latina
Tradução da Redação do Vermelho