Projeto do Trem de Alta Velocidade começa a ser desenhado

Foi apresentado à Prefeitura um projeto com traçado no município de Campinas e propostas urbanísticas elaboradas pela Empresa de Planejamento e Logística (EPL), estatal federal responsável por todo o sistema de transporte brasileiro e pela implantação do TAV.

A reunião foi coordenada pelo secretário de Transportes e presidente da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), Sérgio Benassi, e contou com a presença do diretor da EPL, Hélio Mauro França; da gerente regional do escritório da estatal em Campinas, Luciana Carneiro Muçouçah; do chefe de gabinete Michel Abrão Ferreira; e dos secretários Ulysses Semeghini (Planejamento e Desenvolvimento Urbano); e Samuel Ribeiro Rossilho (Desenvolvimento Econômico e Turismo).

Foi a primeira reunião de trabalho entre a Prefeitura e a EPL e o secretário de Transportes, Sérgio Benassi, destacou a importância de se adaptar o projeto apresentado às características da cidade. “A reunião foi importante, pois o TAV começou a ser desenhado. O próximo passo é adaptar a proposta à realidade de Campinas, com as sugestões dos diversos setores da Administração”, comentou.

No dia 24 do mês passado, o prefeito Jonas Donizette assinou um protocolo de intenções entre o município e a EPL, que resultou na instalação de um escritório dentro da sede da Emdec.

Benassi explicou que a parceria entre EMDEC e EPL pretende estabelecer diretrizes conjuntas no desenvolvimento de estudos e soluções para implantação do TAV em sintonia com outras intervenções de desenvolvimento da cidade, como a construção dos corredores do Bus Rapid Transit (BRT).

Segundo o secretário, o documento assinado traz uma justificativa técnica de competência da EMDEC, no âmbito municipal, para realizar o gerenciamento do trânsito e do transporte, inclusive quanto ao desenvolvimento de políticas de engenharia de tráfego e estudos de viabilidade necessários para a implantação TAV.

A Emdec deverá fazer um levantamento de informações para a EPL, definir áreas de abrangência e funcionalidade de interesse comum; analisar os projetos; propor soluções articuladas de implementação; e estruturar o Plano de Trabalho.

Benassi destacou a sinergia existente entre o poder público e a iniciativa privada para alavancar a infraestrutura de mobilidade do País. “Campinas será berço do maior entroncamento rodo-aero-ferroviário em território nacional e isto representará uma evolução social e econômica ímpar na história”, disse.

Campinas terá o grande privilégio de ter duas estações do TAV: uma no perímetro aeroportuário e outro no Centro. “É uma oportunidade única para revitalizar não só o Centro, mas toda a cidade”, afirmou Benassi.

TAV

O Trem de Alta Velocidade é um projeto federal de desenvolvimento da infraestrutura do País retomado em 2009. O TAV fará a integração da região de Campinas com São Paulo e Rio de Janeiro e servirá como ferramenta impulsionadora da economia nacional.

O projeto em licitação prevê investimento de R$ 35,6 bilhões e início dos testes para 2019, além de transferência de tecnologia para o País. Pelo edital, a data limite para o trem de alta velocidade começar a operar é junho de 2020.

As obras vão ocorrer em todas as regiões ao mesmo tempo. O projeto envolve a criação da linha EF-222, de 511 quilômetros, ligando a área ferroviária da região central de Campinas, passando pelo Aeroporto Internacional de Viracopos, Campo de Marte, na Capital, Aeroporto de Guarulhos e o Aeroporto do Galeão no Rio de Janeiro, com algumas estações previstas em cidades como Jundiaí, São José dos Campos, Aparecida, Resende e Barra Mansa.

A uma velocidade de 350 km/h e transportando 458 pessoas por viagem, a um preço máximo de R$ 250 na classe econômica, a expectativa do Governo Federal é que o TAV inicie o transporte de 40 milhões de passageiros/ano em 2020 com potencial de atender 100 milhões de passageiros/ano. O Trem de Alta Velocidade deve ganhar a preferência de uma fatia considerável dos usuários da ponte aérea, avalia a União.

O novo edital do leilão de concessão da operadora do TAV foi lançado no dia 13 de janeiro de 2012 e determina a realização do pregão no dia 19 de setembro, às 14h, na Bolsa de Mercadorias e Futuros da Bolsa de Valores de São Paulo. O leilão será realizado em duas etapas. Na primeira fase, será escolhida a operadora do trem, que fará investimento de R$ 8,7 bilhões.

Após a primeira etapa, será definido o modelo para a realização das obras de infraestrutura (pontes, viadutos, túneis e via permanente), estimadas em R$ 26,9 bilhões. O projeto executivo da infraestrutura será de responsabilidade da EPL.

De Campinas, com informações do portal da Prefeitura Municipal