FAMERJ elege nova diretoria em Congresso bastante representativo

 No último domingo, 3 de março, aconteceu o XII Congresso da Federação das Associações de Moradores do Estado do Rio de Janeiro (FAMERJ), que elegeu a nova diretoria da entidade.

O Congresso foi bastante democrático, com grande força e representatividade, contando com a participação de muitos municípios; ao todo 27 federações de cidades de todos os cantos do estado estiveram presentes, com a mobilização de cerca de 420 delegados. O Congresso foi realizado no Sindicato dos Petroleiros do Rio Janeiro, SindPetro, no centro da capital fluminense.

Durante as últimas semanas (prazo encerrado dia 24 de fevereiro) aconteceram diversas plenárias municipais por todo estado, que elegeram os delegados.

Esse Congresso se tornou ainda mais importante, pois marcou o resgate real da entidade e o fortalecimento do movimento comunitário do Rio de Janeiro. A FAMERJ passou por um período turbulento, quando, desde 2009, ficou sem diretoria; fato que deixou inúmeras Federações Municipais e Associações de Moradores desamparadas. Com isso, no final do ano passado, uma diretoria provisória foi eleita, para organizar o XII Congresso, que definiu a nova direção da Federação fluminense.

A nova diretoria executiva eleita é composta por:

– Presidenta: Márcia Veras (atual presidenta da FAMRIO)
– Vice-Presidenta: Solange Bergami (MUB Caxias)
– Secretário Geral: Paulo César de Oliveira – PC (diretor da CONAM)
– Diretor de Imprensa: Thiago Pires (Diretor da Federação de Petrópolis)
– Diretor Jurídico: Sérgio Reis (presidente da Federação de Cabo Frio)
– Tesoureiro: Lázaro (São Gonçalo)
– Primeira Tesoureira: Cátia Grifo (Nova Iguaçu)
– Primeira Secretária Conceição (Federação de Maricá)

A nova diretoria da FAMERJ conta com 21 membros, sendo 8 da executiva; e com um Conselho Fiscal com 5 membros e 3 suplentes.

Durante o Congresso ainda aconteceu um ato político, que contou com a participação da presidenta da Confederação Nacional das Associações de Moradores (CONAM), Bartíria Lima da Costa; com representantes da União Nacional dos Estudantes (UNE) e da União Brasileira de Estudantes Secundaristas (UBES); com a presidenta da Associação Municipal dos Estudantes Secundaristas do Rio de Janeiro (AMES-Rio), Bárbara Melo; com o integrante da Marcha Patriótica da Colômbia, Sérgio; com o vice-presidente do PCdoB-RJ, João Batista Lemos; com Valério, representando o PT Nacional; e Conceição D'Lissá, pela UNEGRO. Além de representantes do SindPetro, do Sindicato dos Bancários e dos Químicos.

O diretor da CONAM e recém eleito Secretário Geral da FAMERJ, Paulo César de Oliveira (PC), falou da importância desse Congresso vitorioso e com grande representatividade:

“Foi um Congresso vitorioso, que criou uma nova perspectiva para o movimento social do Rio . Daí a grande importância, tanto na reestruturação da entidade, como também no encaminhamento das lutas urbanas do Rio de Janeiro. É também consolidação de um movimento que se iniciou há 3 anos, esse Congresso foi uma coroação do trabalho do movimento comunitário no estado. Um novo tempo para FAMERJ se inicia na luta pelo desenvolvimento urbano das nossas cidades. Essa eleição da FAMERJ consolida também o sistema nacional de associações de moradores, dirigida pela CONAM e que organiza o movimento comunitário nos 27 estados da federação. A FAMERJ passa a fazer parte desse sistema, visando consolidar a implementação do sistema nacional de desenvolvimento urbano, que é o grande foco, o grande debate da Conferência Nacional das Cidades, considerando que as cidades brasileiras são desenvolvidas em um modelo de cidade capitalista, formado a partir da primeira e segunda revolução industrial, e essas cidades produziram consequências de desigualdade na ocupação e no uso do solo urbano de forma desigual.
Nesse sentido, após a aprovação do estatuto das cidades, a função social das cidades é a grande luta do movimento comunitário. Planejamento urbano e Plano de Gestão dos municípios é a marca que vai determinar o bom funcionamento da cidade brasileira. Por isso, esse XII Congresso, foi um instrumento para mobilização do povo”.