Ministra recebe homenagem nesta 2ª feira com medalha Ruth Cardoso

Honraria reconhece trabalho da ministra Eleonora Menicucci à frente da Secretaria de Política para Mulheres e trajetória dedicada aos direitos da mulher, pesquisa e educação em São Paulo. Ela será uma das personalidades homenageadas pela 5º Medalha Ruth Cardoso, entregue nesta segunda-feira (4), às 19h30, no Palácio dos Bandeirantes.


Eleonora Menicucci / foto: Roberto Stuckert Filho-divulgação

Concedida pelo Conselho Estadual da Condição Feminina, a honraria é destinada a mulheres que se destacam por trabalhos voltados à igualdade de gênero. Menicucci é reconhecida pela gestão da SPM, desde fevereiro de 2012, e por suas atuações no movimento feminista, na defesa dos direitos humanos e na ciência, como pesquisadora e professora.

Mineira da cidade de Lavras, a ministra Eleonora foi militante política em organizações de esquerda contra o regime militar. Presa em 1971, passou quase três anos no presídio Tirantes, em São Paulo. Ao sair da prisão, iniciou carreira docente na Universidade Federal da Paraíba. Como pesquisadora e professora titular da Universidade Federal de São Paulo, publicou vários artigos e estudos acadêmicos sobre a situação das mulheres nos campos da saúde, violência e trabalho.

"Como mulher, acadêmica e ministra de Estado, tenho muito orgulho de receber a medalha Ruth Cardoso, ela que nos deixou um legado de luta pelos direitos das mulheres, além de uma grande e consistente produção acadêmica", diz a ministra Eleonora. Em agosto de 2012, Menicucci recebeu o título de cidadã paulistana, concedido pela Câmara Municipal de São Paulo.

A presidenta do Conselho Estadual da Condição Feminina, delegada Rose, explica a escolha da ministra entre as homenageadas. "A escolha de Eleonora Menicucci não se deu porque ela agora é ministra, mas pela sua história de luta pelas mulheres", explica.

Com informações do gabinete da Secretaria de Política para Mulheres, ligada à Presidência da República