Salvador terá sinal aberto e gratuito das TVs Legislativas

Representantes da Assembleia Legislativa da Bahia e da Câmara Municipal de Salvador assinaram convênio de cooperação, na última quinta-feira (28/02), na Câmara dos Deputados, em Brasília, para levar o sinal da TV Câmara para a capital baiana. O convênio garantirá que TV Câmara, TV Senado, TV Assembleia e TV Câmara Municipal de Salvador tenham sinal aberto e gratuito ainda neste ano.

Para a deputada federal Alice Portugal (PCdoB-BA), a parceria dará visibilidade à política, resgatando o seu papel transformador. "O Poder Legislativo neste momento toma uma decisão histórica. Compreendo que isso tem um gigantismo que vamos entender logo à frente, quando tivermos a oportunidade de requalificar a política como instrumento de transformação social. A ferramenta da política tem sido muito desgastada, lamentavelmente muito deturpada na sua ação plena de diálogo social, de diálogo com a população brasileira."

O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, destacou que a parceria é fundamental não só para aumentar a transparência do Legislativo, mas também para corrigir injustiças praticadas nos meios de comunicação do país.

"A imagem distorcida que se pode ter hoje é que o parlamentar só trabalha terça, quarta e quinta aqui. E muitas vezes, nos finais de semana, ele trabalha mais do que aqui, porque está em contato com a base, no interior, nas câmaras municipais, nas suas comunidades, em reuniões com sindicatos, com associações, para trazer as demandas do povo brasileiro ao Plenário e às comissões técnicas desta Casa. Isso tem que ser mostrado com muita verdade e transparência ao povo brasileiro”, afirma Henrique Alves.

Rede Legislativa

A consolidação de uma Rede Legislativa de TV Digital passa pelas parcerias estabelecidas com o Senado Federal, assembleias legislativas e câmaras municipais para o compartilhamento de equipamentos e a consequente redução dos custos da operação.

O objetivo é universalizar o sinal da TV Câmara e das TVs legislativas parceiras e fazer com que cada cidadão brasileiro possa acompanhar diretamente os trabalhos do Parlamento, ampliando a transparência e a participação popular no Poder Legislativo. Segundo o presidente Henrique Alves, “é importante a ampliação da TV Câmara para divulgar o trabalho do Legislativo e prestar contas à população”.

A Câmara assinou acordo de parceria com o Senado que prevê a instalação da Rede Legislativa em todas as capitais brasileiras. Cada Casa ficou responsável pela implantação em 13 capitais. A Câmara solicitou, em 2012 e neste começo de 2013, mais 51 consignações para cidades de nove estados. Só para São Paulo, foram pedidas mais 45 novas consignações.

A Câmara quer levar a Rede Legislativa de TV Digital a todas as cidades do país. Para isso, as câmaras municipais interessadas em no projeto podem solicitar informações pelo e-mail [email protected].

De Salvador,
Ana Emília Ribeiro
Com agências