Venezuela: Comissão da Verdade inicia trabalhos nesta segunda

A Comissão pela Justiça e Verdade da Venezuela, instaurada no dia 27 de fevereiro, realiza nesta segunda-feira (4) sua primeira reunião para definir medidas para esclarecer violações aos direitos humanos durante a Quarta República (1958-1998).

A Procuradora Geral da República, Luisa Ortega, lembrou que durante mais de 40 anos milhares de venezuelanos foram perseguidos, torturados e silenciados por razões políticas.

Além disso, garantiu que serão identificados os responsáveis e castigados de acordo com a Constituição da Venezuela e as demais leis.

Por sua vez, a Defensoria do Povo informou que conta com informação sobre 600 casos de desaparecidos ou assassinados durante esse período.

A entidade se encarregou de apresentar provas dos fatos mencionados, que chegam a quase três mil sujeitos a serem investigados em 2013 pela Comissão pela Justiça e Verdade.

A Comissão está integrada por 19 membros que determinarão as responsabilidades nos acontecimentos contra os direitos humanos.

A lista inclui 10 comissionados e suplentes da frente de familiares e amigos de assassinados, desaparecidos, torturados por razões políticas durante esse período e os nove restantes são dos Poderes Públicos.

Entre os membros figuram o destacado jornalista Jose Vicente Rangel, o prefeito do município Libertador, Jorge Rodríguez, e o intelectual Luis Britto García.

Também fazem parte da Comissão a Procuradora geral da República, Luisa Ortega; a Defensora do Povo, Gabriela Ramírez, Tarek William Saab, o padre José Numa Molina, os deputados Orangel Loez, Edgar Lucena, Claudio Farías e Sol Velásquez.

Fonte: Prensa Latina