Pronunciamento: Lula Morais enaltece Hugo Chávez‏

O deputado estadual Lula Morais (PCdoB) destacou, em pronunciamento no primeiro expediente desta quarta-feira (6), a ação política do ex-presidente da Venezuela, Hugo Chávez, que morreu ontem. O parlamentar lembrou as palavras de Chávez: “O nosso norte é o sul”, em alusão a uma maior união entre os países sulamericanos e uma renúncia às diretrizes norte-americanas para o continente.

Lula destacou que a vitória política de Chávez começou em 1998, “quando a Venezuela inaugurou um ciclo progressista”. Para o deputado, com o presidente, houve uma melhoria de vida dos trabalhadores. “Ele abriu a picada, para que pudéssemos ter a eleição de Cristina Kirchner, na Argentina; de Lula, no Brasil; de Rafael Correa, no Equador, do índio Evo Morales, na Bolívia, e de um tupamaro, José Mujica, no Uruguai. “A Venezuela era quintal dos Estados Unidos pela importância do petróleo. A empresa petrolífera PDVSA era comandada pela aristocracia petroleira, que era gerenciada de Washington. Não servia para o povo venezuelano, e só 10% da população se locupletava com os benefícios da indústria petroleira”.

De acordo com o deputado, a Venezuela era um país que, até pouco tempo, não produzia nada do que a população necessitava. “Esse país se levantou e ergueu a cabeça, encontrou um rumo para a sua vida. Foi exatamente essa política que conseguiu a erradicação do analfabetismo. Trouxe 20 mil médicos cubanos, pagos com petróleo, para a população mais pobre”, assinalou.

De acordo com Lula, com democracia, Chávez foi eleito, fez uma nova Constituição e passou por referendo. Essa Carta Magna prevê a destituição do Presidente da República, segundo o parlamentar

Lula Morais leu artigo do jornalista Érico Firmo, afirmando que Chávez não foi propriamente um líder socialista. Mas também não foi um ditador autoritário. Além disso, conforme o jornalista, ele adotou medidas que aprofundaram o controle social e a participação da população nas decisões do poder. Entretanto, teve o pecado de não construir infraestrutura.

“Não havia transporte público em 2007 na Venezuela. Ele é demonizado porque erradicou o analfabetismo, transformou a educação e é contra o imperialismo norte-americano que invade todos os países, quando têm interesses contrariados. São essas forças que mais combate o Chávez”.

Fonte: Agência de Notícias da AL

Leia também:
Chico Lopes: "América Latina mais soberana se despede de Chávez"