IBGE: redução da tarifa elétrica pressiona queda do IPCA 

De acordo com estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a redução em 18% da tarifa de energia elétrica para o consumidor, nos mês de fevereiro, pressionara redução do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). As estimativas para o IPCA de fevereiro, que será divulgado nesta sexta-feira (8), variam entre alta de 0,40% a 0,63%. 

Com a expectativa de desaceleração do índice, se confirmado o resultado esperado pelos economistas a inflação acumulada em 12 meses, em fevereiro, será de 6,20%, próximo ao teto da meta perseguida pelo Banco Central (BC), de 6,5%. 

De acordo om Instituto, o grupo alimentação e bebidas, de maior peso no indicador, também terá comportamento mais favorável, em fevereiro. Além disso, reajustes das mensalidades escolares e a alta do preço da gasolina podem pressionar o índice para cima.

Questões regionais também impediram que os alimentos perdessem fôlego neste nisso de ano. No Nordeste, ainda por causa da seca que assola a região, cereais e a farinha de mandioca seguraram os preços de alimentos em patamar elevado.

Com informações do Jornal Valor Econômico.