Lançada Cartilha para prevenção de acidentes de trabalho  

A Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra) lançou na reunião da Comissão de Direitos Humanos do Senado (CDH) desta segunda-feira (11) a Cartilha do Trabalho Seguro e Saudável. O presidente da Anamatra, Renato Henry Sant'anna, explicou que a publicação é fruto de uma importante bandeira da associação: a redução do número de acidentes de trabalho no país.

“A Cartilha do Trabalho Seguro e Saudável, publicada em linguagem didática e de forma ilustrada, visa promover a cultura da prevenção de acidentes do trabalho. Ela será distribuída para trabalhadores, empregadores e estudantes que estão se preparando para entrar no mercado de trabalho por meio do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania”, acrescentou.

A cartilha, em quadrinhos, traz noções básicas de prevenção de acidentes e doenças do trabalho, orienta sobre o uso dos equipamentos de proteção individual e coletiva e esclarece sobre a responsabilidade do empregador. Explica, ainda, a forma de atuação da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), dos órgãos de fiscalização, do Ministério Público do Trabalho, da Previdência Social e da Justiça do Trabalho.

Após o lançamento da Cartilha, a Comissão de Direitos Humanos do Senado iniciou audiência pública para debater a segurança e a saúde no trabalho, tema proposto pelo senador Paulo Paim (PT-RS). O debate conta com a participação de representantes dos trabalhadores, do Ministério Público, do governo federal e da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Da Redação em Brasília
Com agências